Barreiro - Animação ao ar livre «Espaços Vivos 2015»Próximas atividades do programa

Por Jornal Rostos
As atividades desenvolvidas pela NÓS dirigem-se ao público infantil e são as seguintes:
NÓS sentimos…e tu sentes?
14 julho | 10h30 | Parque Infantil da Praceta D. Duarte na Verderena
16 julho | 10h30 | Parque Catarina Eufémia
17 julho | 10h30 | Parque Infantil do Bairro das Palmeiras
Esta atividade é direcionada a crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, e pretende estimular o gosto pela leitura, através da dramatização do livro “O Som das Cores”, que conta a história do Tomás, um menino que, apesar de não ver, queria conhecer as cores do Arco-Íris. Uma história que pode ser lida, ouvida, vista e sentida por todas as crianças.
Esta iniciativa está aberta à comunidade.
Contamos com a sua presença. Junte-se a NÓS!
SONS DO RIO | Ateliê de Construção de Instrumentos Musicais
15 julho | 16h00 | Parque infantil da Av. Bento Gonçalves (junto ao Moinho do Jim)
Uma atividade de construção de instrumentos musicais, com recurso a materiais recolhidos na zona ribeirinha da cidade. Os instrumentos musicais construídos serão utilizados para criar um momento musical. Esta atividade é direcionada para crianças entre os 4 e os 10 anos deidade.
Esta iniciativa está aberta à comunidade.
Contamos com a sua presença. Junte-se a NÓS.
O programa “Espaços Vivos 2015” prolonga-se durante os meses de verão, especialmente em julho com diversas iniciativas nos parques e jardins do Concelho.
O restante programa é o seguinte:
HISTÓRIAS VIVAS NA BIBLIOTECA… NO JARDIM | ARTEVIVA - Companhia de Teatro do Barreiro
18 julho | 11h00 | Parque Catarina Eufémia
As “Histórias Vivas na Biblioteca” vão ser contadas no jardim. Vem assistir a uma leitura encenada dirigida para ti!
As histórias que vão ser encenadas são “Como tomar conta de uma Avó” e “Como Tomar conta de um Avô”, escritas por Jean Reagan e ilustradas por Lee Wildish.
FADO & ACCOUSTIC DRUM´S - Luís Almada
18 julho | 21h30 | Convento da Madre Deus da Verderena
Trata-se de um projeto que após alguns anos de amadurecimento se concretizou com a gravação ao vivo de um DVD. Conceito muito pessoal, fazendo uma viagem por África e daí nascer a fusão entre duas grandes paixões, "Fado e Morna" entrelaçando autores e compositores em culturas diferentes, mas tão próximas. O Fado tradicional faz parte integrante deste projeto, até porque é ele a minha, nossa Identidade.
Músicos: Guitarra Portuguesa-André Dias. Viola de Fado-Jerónimo Mendes. Viola-Baixo-Miguel Magic. Percussão-André Figueiredo.
A MAGIA DAS ÁGUAS | Teatro do Mar
25 julho | 11h00 | Parque Catarina Eufémia
Conta a história de dois pescadores que se vêm a braços com a difícil aventura de encontrar oferendas para uma princesa sereia, filha do Rei dos Mares. Na sua demanda, malogradamente, os homens só encontram lixo. São então confrontados com a ira de Neptuno, que ameaça a humanidade, ordenando a todos os oceanos que invadam e cubram a Terra com as suas águas. A sábia intervenção de um golfinho e da Rainha do Mar, e a humildade dos pescadores, salva não só a vida dos homens, como a sobrevivência do planeta. Mas, isso não é suficiente. Os pescadores são enviados à Terra por Neptuno, numa importante e decisiva missão: alertar o mundo para o perigo da poluição dos mares e a fundamental preservação da natureza.
Este texto de José Facury, de caráter ecológico, foi premiado no Brasil. Adaptado e encenado por Julieta Aurora Santos, “A Magia das Águas” é um espetáculo de pequena dimensão, vocacionado para a rua. Representado por bonecos e atores, com canções interpretadas ao vivo, assenta num cenário que parte de um triciclo motorizado, veículo muito utilizado pelos pescadores. Esta criação, embora seja particularmente vocacionada para os mais pequenos, na verdade dirige-se a todos os públicos.
https://www.youtube.com/watch?v=dJLFL-kb_uI
TANGERINA E SPIRULINA COM A SUA CONCERTINA | Universo dos Pequeninos | Teatro
25 julho | 16h00 | Parque Catarina Eufémia
Um espetáculo cómico, mágico e cheio de ritmo.
Este ano, Tangerina trás mais um espetáculo de ilusionismo mas desta vez vem acompanhada pela Boneca Spirulina que toca concertina e dança como uma verdadeira bailarina.
Um espetáculo ainda com mais ritmo onde as crianças terão muitas surpresas.
VISITA AO CICAMM | Centro de Interpretação do Campo Arqueológico da Mata da Machada
25 julho | das 10h30 às 13h00 | Ponto de encontro - junto ao Centro de Educação Ambiental
O CICAMM é um projeto que se insere na Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro, pretende dar a conhecer o forno de cerâmica do séc. XV-XVI e a sua produção únicos a nível nacional. A visita contempla a observação da estrutura do forno cerâmica e uma exposição de enquadramento no Barreiro quinhentista.
Inscrições: No Posto Turismo, situado no edifício do Mercado Municipal 1º de Maio, aberto de terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, ou através do telefone 21 206 8287.
FEIRAS EM JULHO
FEIRAS DE ARTESANATO, VELHARIAS E COLECIONISMO
4 e 25 julho | Das 10h00 às 17h00 | Parque Catarina Eufémia
Visite as nossas feiras e valorize os trabalhos feitos à mão dos nossos artesãos.
Para inscrições: artesanato.cmb@gmail.com
ATIVIDADES REGULARES DURANTE O VERÃO
BIBLIOTECA NO JARDIM
Até setembro | De segunda a sexta-feira | Das 10h00 às 12h15 e das 14h00 às 17h45 | Parque Catarina Eufémia
A Biblioteca Municipal do Barreiro volta a sair para a rua no verão de 2015.
Poderá usufruir, na “Biblioteca no Jardim”, dos principais títulos da imprensa disponíveis para si diariamente.
Hora do Conto
Esta iniciativa terá lugar duas vezes por semana, à terça e quarta-feira, às 16h00, no Parque Catarina Eufémia e as histórias disponíveis são: Os ovos misteriosos, O homem que engoliu a lua, O Rato do campo e o rato da cidade, Tenho um ladrão debaixo da cama, A bruxa gorducha, A vassoura mágica, entre outros! Esperamos por ti!
ATIVIDADE DESPORTIVA
BRRnightRUNNERS
4ª Feiras | 21h00 | Concentração: Largo do Mercado 1º de Maio
Informações: cluz.mail@gmail.com
Organização: BRRnightRUNNERS com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro
Aulas de Aeróbica
Todos os Domingos | 9h00 | Parque da Cidade
Informações: 212068204
Organização: Câmara Municipal do Barreiro
EMBARCAÇÃO TRADICIONAL VARINO PESTAROLA
Visitas mediante marcação entre maio e setembro
Inscrições: no Posto de Turismo, situado no edifício do Mercado Municipal 1º de Maio, aberto de terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, ou através do telefone 21 206 8287.
Horário das Visitas: Manhã - das 9h30 às 12h00 | Tarde - das 14h30 às 17h00 | Dia Inteiro - das 10h00 às 16h00.
Itinerários: Ilha do Rato - dia inteiro | Baía do Seixal - meio-dia | Palhais - meio-dia.
Lotação máxima: 23 passageiros + tripulação
Lotação mínima: 5 passageiros + tripulação
Local de embarque / desembarque: Av. Batalhão de Sapadores do Caminho-de-Ferro, 1º pontão.
Preço das visitas: de acordo com o estabelecido no Regulamento e Tabela de Tarifas do Município do Barreiro.
Para mais informações: postodeturismo@cm-barreiro.pt
ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES PARA CRIANÇAS
CAMPOS DE FÉRIAS DE VERÃO | MATA DA MACHADA
20 a 31 de julho, 3 a 14 de agosto, 17 a 28 de agosto
Informações e inscrições: Linha Verde (gratuita) 800 912 070
Crianças dos 6 aos 12 anos
SAILING CAMP 2015
Até 14 de agosto | Clube de Vela do Barreiro
O verão está à porta e está na altura de começar a organizar as férias dos seus filhos.
Aceite o nosso desafio e deixe o seu filho conhecer um desporto saudável, ao ar livre, desafiante e onde certamente irá divertir-se e passar grandes momentos!!!
Não perca esta oportunidade e reserve já a sua vaga!!!
Contacto: geral@cvbarreiro.com
CAMPO DE FÉRIAS | GRUPO DESPORTIVO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ
Até 31 de julho
Atividades ao ar livre, ateliê de expressões, de artes plásticas, dança, jogos, cinema, praia e piscina.
Informações: 962816147 (Nuno Ferreira) ou para endereço de email: essabasket@hotmail.com
Fonte - CMB













