Na Biblioteca de PalmelaAssociação Abraço debate HIV/SIDA
Por Jornal Rostos
Trata-se de um jogo de cartas e, simultaneamente, uma ferramenta de debate em sociedade de temas de base científica e tecnológica. A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara de Palmela, permite aos cidadãos informarem-se sobre questões controversas e discutir os seus pontos de vista sobre os assuntos científicos em debate.
Organismos geneticamente modificados, alterações climáticas, investigação em células estaminais ou técnicas de reprodução medicamente assistidas são alguns dos temas que levantam questões e apreensões por parte dos cidadãos, relativamente aos actuais avanços científicos e tecnológicos.
Em Palmela, o tema em questão será o HIV/SIDA, pela Associação Abraço. A Sida é uma doença grave, de um estado avançado de infecção por HIV. Pode ser retardada, mas não é curável. Dados de 2007 confirmam que Portugal tem a maior taxa de novos casos de infecção por HIV da Europa, principalmente, de jovens heterossexuais.
Destinado ao público em geral, a partir dos 16 anos, este jogo/debate possui, como principais objectivos, promover a discussão, em sociedade, de temas controversos na área da Ciência e Tecnologia, debater a ciência do ponto de vista ético e fomentar os valores inerentes à cidadania.













