Saltar para o conteúdo
Moldura

Em SesimbraApresentação do Catálogo da Semente

A Câmara Municipal de Sesimbra apresenta Catálogo da Semente, hoje, às 21.30 horas, no Espaço Zambujal.
Após a apresentação, terá lugar um Concerto de Guitarra Clássica Sol a Sol, por Filipe Lucas.

1 min de leitura

Por Jornal Rostos

Esta publicação, editada pela Câmara Municipal de Sesimbra, reúne um levantamento de variedades de frutos, hortícolas e cereais que ainda são produzidos na Península de Setúbal. O trabalho de campo foi efectuado entre Junho e Setembro de 2006 e apresentado no Encontro da Semente desse mesmo ano, que decorreu em Sesimbra. Neste período foi possível inventariar e, na maioria dos casos, fotografar mais de 67 variedades.

A recolha foi feita, sobretudo, em mercados locais, junto de agricultores e nas casas de sementes mais antigas. Algumas das variedades identificadas, como as Uvas Ferrel, Santa Isabel, Tomates Rosa, de Pendura ou de Inverno ou Feijão Cor de Cana já são muito raras. Verifica-se, no entanto, o ressurgimento de e s p é c i e s como a Maçã Cunha ou Riscadinha de Palmela.
O objectivo é continuar o levantamento agora apresentado, uma vez que não foi possível abranger toda a região. Pretende-se, assim, contribuir para preservar um valioso património alimentar existente na região.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção