Programa da Academia Problemática e Obscura de 13 e 14 de Março
Por Jornal Rostos
Dia 13 de Março
Sexta-feira, às 21:00 horas
Grupo de Teatro Comunitário As Avozinhas.
Entrada Livre!
O grupo de teatro As Avozinhas cumpre em 2009 sete anos de actividade regular. Com direcção de Dolores de Matos, nasceu da relação do FIAR, Festival Internacional de Artes de Rua, com a Associação dos Idosos de Palmela.
O Grupo é acarinhado por todas as comunidades locais, e onde quer que se desloquem são alvo de admiração e respeito, como prova a ampla participação de públicos nos seus espectáculos, contribuindo positivamente para o desenvolvimento social e comunitário, do orgulho e da identidade local.
O projecto tem como objectivos basilares a promoção da criatividade através da prática do Teatro, promovendo a reflexão dos aspectos sociais e do diálogo entre a arte e a vida, contribuindo desta forma para o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos mais velhos, com objectivos da participação activa dos públicos das comunidades locais, em novas experiências das artes contemporâneas.
Um dos aspectos metodológicos que temos vindo a experimentar, é o de dar a possibilidade a criadores, uns mais jovens, outros veteranos, a partilharem connosco o processo criativo e de construção do espectáculo.
O trabalho desenvolvido tem sido alvo de interesse e de estudo por parte de professores Universitários de várias nacionalidades, como é o caso da Professora Beatriz Pinto Venâncio, da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, que se deslocou em Janeiro a Portugal para se encontrar com o Grupo e tomar contacto sobre o trabalho em curso. Este reconhecimento tem vindo a crescer e são cada vez mais as muitas solicitações para a participação nas mais variadas iniciativas culturais e sociais.
Os Henriques
Ficha Artística:
A partir de Senhor Henry, de Gonçalo M. Tavares
Encenação – João Brites e Dolores de Matos
Espaço Cénico – João Brites
Direcção de actores – Dolores de Matos
Figurinos/ caracterização – Dolores de Matos e Clara Bento
Elenco – Grupo de Teatro Comunitário As Avozinhas e Dolores de Matos
Dia 14 de Março
Sábado das 9:30 às 13:00 horas e das 14:30 às 18:00 horas
Workshop de Feng Shui, leccionado pela Arquitecta Mara Monteiro.
O workshop irá proporcionar uma nova perspectiva em relação ao espaço habitado. Este será abordado como um organismo energético que responde aos mesmos princípios do corpo energético humano e que facilmente afecta o bem-estar de quem o habita.
Através do entendimento de algumas noções básicas de Feng Shui, o habitante pode manipular a energia da sua casa de forma a torná-la mais favorável, assim como fica com uma impressionante ferramenta de auto-conhecimento ao reconhecer a sua casa como um reflexo da sua condição pessoal.
As inscrições são limitadas, no máximo 15 pessoas e terá o valor de 30€.
Programa:
Chi e Yin-Yang
Ordem da Natureza
Gestão da energia Chi
Yin-Yang
As Cinco Transformações e o Ba Gua
Ciclo Shen e Ciclo Ko
Lo Shu
8 Trigramas
Forma
Os cinco animais
Aplicação a várias escalas – da envolvente urbana ao mobiliário.
Chi cortante
8 Direcções
Aplicação do Ba Gua na casa
O centro
As falhas e as extensões
A porta de entrada
Orientações para dormir
Exercícios Práticos













