Saltar para o conteúdo
Moldura

Ciclo de palestras «Q4 no Centro Ciência Viva do Algarve»

No âmbito da celebração do Ano Internacional da Química, o Centro Ciência Viva do Algarve irá promover, durante o mês de Novembro, um conjunto de palestras a que designou “Q4 no Centro Ciência Viva do Algarve” para as quais convida os professores, alunos das escolas do Algarve a participarem.

3 min de leitura

Por Jornal Rostos

As palestras irão decorrer no Centro Ciência Viva do Algarve durante o mês de Novembro, às quartas-feiras à tarde (das 15h00 às 16h30), em ambiente informal de tertúlia. Cada palestra irá partir de uma demonstração experimental como introdução a cada um dos temas a ser explorado com a participação de todos os presentes.
Para que nos possamos organizar de forma a criarmos um espaço harmonioso e funcional, agradecemos a inscrição na(s) palestra(s) em que gostariam de participar com oito dias de antecedência (por telefone: 289 890 920 ou por mail: info@ccvalg.pt)

“A propósito da Química: Encanto & Harmonia + Acaso & Procura”
2 de Novembro de 2011
Orador: Prof. Doutor Victor Gil – Professor Jubilado do Departamento de Química da Universidade de Coimbra e Presidente da Direcção do Exploratório Infante D. Henrique, Centro Ciência Viva de Coimbra.
Encanto e harmonia não são exclusivos da Arte, como se demonstra com a Química como paleta de ideias e de observações que são: observações espontâneas – muitas vezes na origem de descobertas quase por acaso pelos espíritos já preparados – ora deliberadas – guiadas pela procura disciplinada e pelo questionamento sistemático.

Público-alvo: Ensino Secundário.
Local: Centro Ciência Viva do Algarve

“A Química no Quotidiano”
9 de Novembro de 2011
Orador: Prof. Doutor Américo Lemos – Prof. Auxiliar do Departamento de Química e Farmácia da Universidade do Algarve.
Um percurso, através dos muitos e diversos exemplos disponíveis, pela presença da química na realidade quotidiana de cada um de nós. Como se manifesta a química na natureza? De que forma interferimos, enquanto grupos sociais, alterando e acrescentando essa realidade natural?
Público-alvo: 3º Ciclo do Ensino Básico.
Local: Centro Ciência Viva do Algarve

“ A Química no desenvolvimento de medicamentos”
16 de Novembro de 2011
Orador: Profª Doutora Maria de Lurdes Cristiano – Profª Associada com Agregação do Departamento de Química e Farmácia da Universidade do Algarve.
O que é um medicamento? O que faz com que uma molécula possua actividade farmacológica? Como se produzem os medicamentos? Qual o papel das ciências químicas em todo este processo?
Público-alvo: Ensino Secundário.
Local: Centro Ciência Viva do Algarve

“Química do Mar”
23 de Novembro de 2011
Orador: Profª Doutora Alice Newton - Prof. Auxiliar do Departamento de Química e Farmácia da Universidade do Algarve. Coordenadora do Projecto Internacional LOICZ (Land- Ocean Interactions in the Coastal Zone).
O que é que acontece na água do mar? Como é que a composição química da água do mar afecta as populações de organismos vivos que aí se desenvolvem e vice-versa. Que perturbações podem as populações humanas introduzir neste equilíbrio?
Público-alvo: 3º Ciclo do Ensino Básico.
Local: Centro Ciência Viva do Algarve

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção