De 22.março a 15.julho, no Museu de Arte Popular, em LisboaGAME ON, a maior exposição de videojogos do mundo chega a Lisboa
. Mais de 120 videojogos para jogar e a exibição de 500 obras e storyboards originais.
. Espaço de conhecimento e de entretenimento: workshops, conferências, torneios, ciclo de cinema e espaço lúdico.

Por Jornal Rostos
Lisboa será a capital mundial dos videojogos, de 22 de março a 15 de julho de 2012, com a apresentação de Game
On, a mais completa retrospetiva de videojogos do século XX e XXI, no Museu de Arte Popular, junto ao Padrão
dos Descobrimentos.
Com a exibição das primeiras arcadas, até às mais recentes plataformas virtuais, a
exposição explora a sua história global, cultura e futuro, celebrando, em simultâneo, a
criatividade dos seus criadores.
Produzida, em Portugal, pela empresa Mercado da Cultura, através da sua marca Artstation, e com um selo de qualidade da fundação britânica Barbican Centre, Game On é um evento único, quer pela presença de peças de coleções privadas, não acessíveis ao grande público, quer pela oportunidade dos visitantes poderem jogar
mais de 120 videojogos e arcadas, como por exemplo, Pachinko, Spacewar e Computer Space.
Numa exposição dirigida a um grupo familiar e geracionalmente transversal, o público poderá optar por participar nas atividade paralelas programadas, tão variadas como, ciclo de cinema, torneios, workshops, conferências, eventos em família, exposições temporárias e, ainda, visitar a exposição interativa de jogos tradicionais.
A exposição, que pretende ser um espaço de conhecimento e de entretenimento, é constituída por vários espaços interativos, dedicados a diferentes temas:
Mais de 120 jogos e arcadas jogáveis, nomeadamente, os primeiros computadores e arcadas, consolas caseiras, jogos de lógica, ação, simuladores e, ainda, jogos para crianças.
Apresentação de mais de 100 arcadas e consolas diferentes, que representam a sua evolução nos últimos 40 anos.
Exibição de mais 500 obras e storyboards originais.
Estudo de várias personagens que marcaram os videojogos, por exemplo, Mario e Sonic.
Revelação do processo de criação e das estratégias de vendas dos cinco videojogos com maior êxito.
Perspetiva sociológica dos jogos como atividade de grupo, a sua globalização e personalização.
Músicas e filmes que marcaram a história dos videojogos.
Futuro dos videojogos: apresentação dos mais recentes desenvolvimentos.













