Saltar para o conteúdo
Moldura

Em AlmadaCaldeiradas a concurso na Costa da Caparica

A 10ª Edição do Concurso da Caldeirada à Pescador arranca este sábado, dia 15 de Fevereiro, em onze restaurantes da Costa da Caparica. Durante um mês, sempre ao almoço de sábado e domingo e na terça-feira de Carnaval, é possível apreciar a melhor caldeirada caparicana, um prato que utiliza peixe fresco e produtos hortícolas locais e que atrai, a esta zona balnear na Região de Lisboa, vários turistas.

3 min de leitura
Em Almada Caldeiradas a concurso na Costa da Caparica

Por Jornal Rostos

Organizado pela Junta de Freguesia local, este concurso pretende avaliar a melhor caldeirada da região, eleita por um júri que visitará os restaurantes de forma aleatória, e homenagear Francisco Pinto (mais conhecido por "Chico Bóia"), um pescador caparicano de gema, que foi o último dos sobreviventes do naufrágio do "Pensativo", um barco meia-lua, de 18 metros, que naufragou quando aproava a terra com nevoeiro cerrado, na crista de um vagalhão, em dezembro de 1929, tendo feito onze vítimas.

A receita tradicional da caldeirada da Costa de Caparica utiliza o tamboril, o safio e a tramelga.

Este evento gastronómico integra ainda um conjunto de iniciativas que pretende atrair à localidade mais pessoas durante os meses de Inverno e, ao mesmo tempo, afirmar a caldeirada à pescador como uma das imagens de marca da Região. Nestas iniciativas estão incluídas espetáculos de Ranchos Folclóricos, Grupos de Música Popular Portuguesa, Agrupamentos Musicais, Danças Regionais e Noite de Fados.

Restaurantes a Concurso
10.º Concurso de Caldeiradas da Costa da Caparica

ATLÂNTICO
Avª GENERAL HUMBERTO DELGADO 9 C 212900610

CAROLINA DO AIRES
APOIO DE PRAIA Nº 15 212900124

HORIZONTE
Avª GENERAL HUMBERTO DELGADO, Nº47 212918900

O BARBAS - TERTÚLIA
PRAIA DO CDS - APOIO PRAIA Nº 12

O CAMÕES
Av. 1º de Maio, Lote 94- Fonte da Telha 212963865

O MARRETA
Avª GENERAL HUMBERTO DELGADO Nº25 212901745

O PIPO
RUA DOS PESCADORES, Nº11 212901091

ÓHHHTC
ESTRADA DA FONTE DA TELHA 212911273

PRAIA DO CASTELO
PRAIA DO CASTELO 212900918

TARQUINIO
APOIO DE PRAIA Nº 16 212906553

TASCA DA CAPARICA
Avª AFONSO DE ALBUQUERQUE,211 917284635

Receita Caldeirada Caparicana:

Ingredientes

 1,2 Kg. de tamboril, safio e tramelga;
 8 batatas médias;
 4 cebolas grandes;
 4 tomates grandes;
 1 pimento;
 1 ramo de salsa;
 1,5 dl. de azeite;
 1 copo de vinho branco;
 sal e piripiri.

Preparação

Corte o peixe em pedaços grandes e lave-os. Descasque as cebolas e as batatas. Unte o fundo de um tacho com azeite. Por cima disponha as cebolas em rodelas. Cubra com uma camada de batatas e, a seguir, com uma de tomate, ambas às rodelas. Se necessário forme várias camadas. Disponha o peixe e cubra-o com rodelas de tomate e pimento às tiras. Tempere com sal. Regue com o restante azeite, o vinho branco e junte o piripiri. Leve a lume forte para levantar fervura. Com o lume brando, deixe cozer, com o tacho tapado. Vá sacudindo o tacho para não pegar. Logo que o pimento esteja macio, junte a salsa picada, retire do lume e sirva.

Bom apetite!

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção