Ecomuseu Municipal do SeixalConcertos, exposições, visitas e ateliês assinalam Maio Património

Por Jornal Rostos
O programa arranca no dia 17 de maio com duas novidades: o I Torneio de Xadrez do Ecomuseu Municipal do Seixal, às 13.30 horas, e o Concerto Abril em Maio, às 22.30 horas, ambos a decorrer no Moinho de Maré de Corroios.
As comemorações ligadas ao património prosseguem no dia 18 de maio, data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, mas também o aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal, que comemora 32 anos de vida. Para assinalar a data, realiza-se no Núcleo Naval, em Arrentela, a iniciativa À Conversa com Arrais do Século XXI, às 15 horas, e um brinde de parabéns ao Ecomuseu, às 16.30 horas.
De salientar ainda a realização do encontro Tipografando, com conversas em torno da arte da tipografia, no dia 23 de maio, às 18 horas, no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal e, no dia 31 de maio, uma tertúlia sobre a temática A Revolução de Abril na Mundet, no Núcleo da Mundet, o Encontro de Embarcações Tradicionais, na Baía do Seixal.
As escolas este ano contam também com diversas atividades dinâmicas e divertidas para os seus alunos.
Consulte o programa em cm-seixal.pt que promove a cultura marítima e a valorização do património natural do estuário do Tejo.
Programa
I Torneio de Xadrez do Ecomuseu Municipal do Seixal
17 de maio (sábado), das 13.30 às 19 horas
Público: juvenil e adulto
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios
Concerto Abril em Maio
17 de maio (sábado) – 22.30 horas
Público: juvenil e adulto
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios
Em dia de comemorações ligadas ao património, artistas do concelho trazem ao moinho de maré uma noite com muita música.
Dança dos Barcos – Agita Seixal
Ateliê
18 de maio (domingo), das 9.30 às 13 horas
Público: juvenil, adulto e famílias
Núcleo Naval
Exploração da exposição Barcos, Memórias do Tejo, a partir da realização de atividades de descoberta, de observação e de expressão plástica em torno dos modelos de barcos expostos, finalizando com uma Dança dos Barcos ao som da canção Que linda falua...
À Conversa com Arrais do Século XXI
18 de maio (domingo), das 15 às 16.30 horas
Público: juvenil e adulto
Núcleo Naval
Um encontro de arrais.
Brinde de Parabéns ao Ecomuseu!
18 de maio (domingo), das 16.30 às 17 horas
Público: juvenil, adulto e famílias
Núcleo Naval
Visita e concerto com os alunos do Polo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional
18 de maio (domingo), das 15 às 17 horas
Público: juvenil, adulto e famílias. Alunos do conservatório, familiares e amigos
Núcleo da Mundet
À Roda de Uma Olaria
Visita temática
20 de maio (terça-feira), das 10 às 12 horas ou das 14.30 às 16.30 horas
Público: turmas do ensino básico (a partir do 4.º ano)
Núcleo da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol
Visita à Olaria Romana da Quinta do Rouxinol e sua envolvente, dando especial destaque aos elementos naturais que contribuíram para a sua existência neste local entre os séculos II e V.
A Pé por Paio Pires
Visita temática
21 de maio (quarta-feira), das 10 às 12 horas
Público: turmas do ensino básico (a partir do 4.º ano)
Núcleo Urbano Antigo de Paio Pires
Realização de percurso a pé pela Aldeia de Paio Pires, para observação, exploração e interpretação dos testemunhos mais relevantes da história e do património deste núcleo urbano antigo do concelho.
Há Vida no Sapal
Visita temática
21 de maio (quarta-feira), das 14.30 às 16.30 horas
Público: turmas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios
Deslocação ao sapal de Corroios para observação de algumas formas de vida existentes neste ecossistema. No seu ambiente natural, observaremos a vegetação halófita característica dos sapais, as aves, alguns peixes e muitas espécies de macroinvertebrados, com a ajuda do professor Manuel Lima
Nós e o Rio
Ateliê
22 de maio (quinta-feira), das 10 às 12 horas
Público: turmas do ensino básico
Embarcações tradicionais – Varino Amoroso
Passeios no Tejo em embarcação tradicional à vela, onde os jovens participantes, com o apoio direto da tripulação, aprendem a fazer diversos nós de marinheiro: nó direito, nó de trempe, nó de pescador, entre outros
Dominó do Sapal
Visita temática
22 de maio (quinta-feira), das 10 às 12 horas ou das 14.30 às 16.30 horas
Público: turmas do ensino básico
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios
Exploração da exposição Há vida no sapal de Corroios através da dinamização de um dominó ilustrado com espécies de peixes, aves, plantas e invertebrados residentes no sapal
A Geologia do Sapal de Corroios
Visita temática
23 de maio (sexta-feira), das 10 às 12 horas
Público: turmas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios
Exploração da diversidade de materiais geológicos existentes no sapal de Corroios e nas margens do Estuário do Tejo, que conduzem à descoberta da sua história, como aqui chegaram, porque ficaram, e o seu papel no contexto da área protegida do Estuário do Tejo
Hoje é Dia de Festa: Um Postal para o Museu!
Ateliê
23 de maio (sexta-feira), das 10 às 12 horas ou das 14.30 às 16.30 horas
Público: pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Núcleo da Mundet
Venha celebrar o 32.º aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal e conhecer os seus núcleos e coleções museológicas, através de recursos fotográficos existentes no seu Centro de Documentação e Informação, abordando de forma lúdica e educativa o património do concelho
Tipografando
23 de maio (sexta-feira), das 18 às 19.30 horas
Público: juvenil e adulto
Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal
Conversas em torno da arte da tipografia, apelando à partilha de memórias, de experiências e de opiniões, entre o público e os convidados
A Revolução de Abril na Mundet
31 de maio (sábado), das 15 às 17.30 horas
Público: juvenil e adulto
Núcleo da Mundet
O programa desta iniciativa inclui o visionamento de documentário intitulado: Mundet: problemas da indústria corticeira, que será o ponto de partida para a promoção de tertúlia com a participação de antigos trabalhadores da empresa e de outros elementos da comunidade local.
Encontro de Embarcações Tradicionais
31 de maio (sábado)
Público: juvenil, adulto e famílias
Baía do Seixal e núcleos urbanos antigos













