Saltar para o conteúdo
Moldura

Primeiros estudos provambenefícios da luz solar em Santiago do Cacém

Os primeiros resultados da investigação que está a ser levada a cabo pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha, confirmam que Santiago do Cacém poderá ser mesmo uma referência nacional em termos de benefícios na saúde e bem-estar provocados pela incidência da luz solar. A apresentação destas primeiras conclusões decorreu no dia 8 de outubro, na Sala de Sessões da sede do Município, em Santiago do Cacém.

3 min de leitura
Primeiros estudos provam benefícios da luz solar em Santiago do Cacém

Por Jornal Rostos

O estudo está a ser desenvolvido, em simultâneo, em Santiago do Cacém e na Alemanha, com os resultados portugueses a superarem claramente os registos alemães. O estudo demonstra que o Delta (a diferença entre o azul e o vermelho) em Portugal, “representa quase o dobro daquilo que se passa na Alemanha, o que permite concluir que há uma grande diferença entre a luz da manhã [azul] e a luz da noite [vermelho]”, sublinha Sebastian Schnieder, um dos investigadores responsáveis pelo estudo.

“Fizemos alguma pesquisa interessante em laboratório, na Alemanha, e depois soubemos da incidência diferente da luz em Santiago do Cacém. Os resultados preliminares vieram confirmar isso mesmo e até excederam as expectativas”, assegura Sebastian Schnieder. O investigador alemão explica que “a diferença entre a luz fria da manhã – a luz azul – e a luz quente da noite – a luz vermelha - é muito maior do que na Alemanha e isso deverá contribuir para que as pessoas aqui tenham uma saúde melhor”. A curiosidade é grande a propósito dos resultados finais da investigação, que os investigadores alemães pensam poder apresentar em fevereiro de 2015. Depois desta avaliação sobre a incidência da luz em Santiago do Cacém e na Alemanha, “o objetivo é também perceber, num próximo estudo, o comportamento individual das pessoas quando expostas a esta luz e quais são mesmo os benefícios ao nível da saúde e bem-estar”.

Para o Vereador da CMSC, Albano Pereira, a investigação “é benéfica” para o Município, congratulando-se por Santiago do Cacém receber “um estudo desta envergadura”. O autarca mostra-se ainda “muito mais feliz com os resultados” obtidos até à data e identifica potencialidades “ao nível da saúde, do turismo e do empreendedorismo”.

Relembre-se que “desde o tempo da antiga Miróbriga romana, com templos e termas, hoje centro arqueológico em Santiago do Cacem, a luz nesta região é mencionada como diferente. Pela altitude sobre o mar, a distância para o Atlântico, a distribuição sobre montes e vales, é suposto a luz quebrar-se aqui de forma própria”. É nesta linha que os responsáveis da universidade alemã − a mais evoluída neste domínio − justificam a pertinência da investigação e a escolha de Santiago do Cacém.

Fonte - CMSC

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção