Saltar para o conteúdo
Moldura

Barreiro - I Semana da Cultura da Unidade de Saúde Familiar RibeirinhaPromover a associação entre arte e saúde

Durante a semana de 15 a 19 de dezembro, irão decorrer diversas actividades, tais como, declamação de poemas, trechos teatrais, canto, dança, pintura faciais e moldagem de balões.
Terá ainda lugar uma exposição de fotografia e quadros de artistas do concelho do Barreiro. No último dia, 19 de dezembro, entre as 14h00 e as 16h00, haverá um colóquio subordinado ao tema "Arte, Cultura e Saúde".

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Ribeirinha, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, situada na freguesia da Verderena, concelho do Barreiro, presta cuidados de saúde à população residente na União de Freguesias do Alto Seixalinho, Verderena e Santo André, abrangendo actualmente cerca de 15.000 utentes.

2 min de leitura
Barreiro - I Semana da Cultura da Unidade de Saúde Familiar Ribeirinha Promover a associação entre arte e saúde

Por Jornal Rostos

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Ribeirinha, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, situada na freguesia da Verderena, concelho do Barreiro, presta cuidados de saúde à população residente na União de Freguesias do Alto Seixalinho, Verderena e Santo André, abrangendo actualmente cerca de 15.000 utentes. A unidade conta com 8 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar (mais cinco internos de Medicina Geral e Familiar), 7 enfermeiros, 5 assistentes técnicos e duas assistentes operacionais.

A equipa de profissionais entende que a prestação de cuidados de saúde de excelência é o objectivo final de qualquer unidade de saúde. No entanto, existe a percepção que, numa USF, a proximidade com a comunidade abrangida deve ser maior quando comparada com outros níveis de cuidados. Esta proximidade entre a unidade e a comunidade pode revelar-se profícua, uma vez que, quer a equipa de profissionais, quer a população de utentes, irão-se sentir comprometidos comummente com a melhoria da saúde de todos, e com a melhoria da unidade como organização.

Neste sentido, a unidade, vai dinamizar uma semana dedicada à arte e cultura, com o intuito de promover uma agradável estadia aos seus utentes nas instalações, bem como associação entre arte e saúde, contado com a participação de entidades locais, de utentes da própria unidade, e com profissionais da mesma.

Durante a semana de 15 a 19 de dezembro, irão decorrer diversas actividades, tais como, declamação de poemas, trechos teatrais, canto, dança, pintura faciais e moldagem de balões.
Terá ainda lugar uma exposição de fotografia e quadros de artistas do concelho do Barreiro. No último dia, 19 de dezembro, entre as 14h00 e as 16h00, haverá um colóquio subordinado ao tema "Arte, Cultura e Saúde".

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção