Saltar para o conteúdo
Moldura

Dia Municipal do Bombeiro no concelho de PalmelaLivro «Caminhos que Convergem» faz história de quinze anos de comemorações

Ao longo do mês de maio, a Câmara Municipal de Palmela e as Associações de Bombeiros do concelho, apoiadas pela União de Freguesias de Poceirão e Marateca e pela Palmela Desporto, E.M., comemoram o Dia Municipal do Bombeiro

5 min de leitura
Dia Municipal do Bombeiro no concelho de Palmela Livro «Caminhos que Convergem» faz história de quinze anos de comemorações

Por Jornal Rostos

No ano em que as comemorações atingem a sua 15.ª edição, a organização propõe um extenso programa, centralizado na Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Águas de Moura, de acordo com o esquema de rotatividade anual. Destaque, a 7 de maio, no Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura, para o lançamento do livro comemorativo “Caminhos que convergem – o Município de Palmela e os seus Bombeiros”, trabalho de investigação desenvolvido pela Câmara Municipal, que recolhe memórias e testemunhos dos Bombeiros do concelho, dos seus corpos dirigentes e de todos os que se envolveram neste propósito de homenagear os bombeiros e o seu importante papel na comunidade.
Na mesma ocasião, é inaugurada a exposição “A arte de combater o fogo – século e meio de evolução”, organizada, em parceria, pela Câmara Municipal de Palmela, pela Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura e pelo Museu do Bombeiro do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Como habitualmente, o programa contempla, também, a realização de um exercício de atuação conjunta em Águas de Moura, envolvendo as três corporações do concelho (Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura), de um mass training em suporte básico de vida, aberto à população, e de um amplo conjunto de simulacros de sismo e de incêndio, realizados em parceria com a comunidade educativa, para testar os planos de emergência, sensibilizar e educar para uma cultura de segurança.
A completar o seu primeiro ano de existência, a Academia de Proteção Civil de Palmela desenvolveu, já, uma dezena de ações de formação e de sensibilização dirigidas, principalmente, à comunidade escolar e aos trabalhadores do Município e das Juntas de Freguesia, num total de 220 participantes. No âmbito das comemorações, a Academia promove, também, a 6 de maio, uma ação de sensibilização em primeiros socorros, destinada aos alunos dos 3.º e 4.º anos do 1º ciclo, da Escola Básica António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, e a 21 de maio, uma ação sobre medidas gerais de autoproteção, na Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Pinhal Novo.

Programa:

Dia 5 de maio – terça-feira | Lau
11h00 Simulacro de sismo na Escola EB Algeruz-Lau – envolvendo todos os agentes de Proteção Civil

Dia 6 de maio – quarta-feira | Escola Básica António Matos Fortuna, Quinta do Anjo
11h00 Ação de sensibilização em primeiros socorros – atividade formativa da Academia de Proteção Civil
Destinatários: alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico

Dia 07 de maio – quinta-feira | Arraiados
11h00 Simulacro de incêndio na Escola EB Arraiados – envolvendo todos os agentes de Proteção Civil

Dia 07 de maio – quinta-feira | Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura
21h00 Apresentação do livro comemorativo da 15.ª edição do Dia Municipal do Bombeiro – “Caminhos que convergem – O Município de Palmela e os seus Bombeiros”
Inauguração da exposição “A Arte de Combater o Fogo – século e meio de evolução”
Moscatel de Honra

Dia 09 de maio – sábado | Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura
09h00 Passeio solidário (BTT) na União das Freguesias de Marateca e Poceirão pelo grupo de cicloturismo dos Bombeiros de Águas de Moura

Dia 10 de maio – domingo | Pinhal Novo
13h00 Almoço convívio dos antigos bombeiros de Pinhal Novo

Dia 12 de maio – terça-feira | Lagameças
11h00 Simulacro de sismo no Jardim de Infância de Lagameças – envolvendo todos os agentes de Proteção Civil

Dia 13 de maio – quarta-feira | Palmela
11h00 Simulacro de sismo na Escola Secundária de Palmela – envolvendo todos os agentes de Proteção Civil

Dia 14 de maio – quinta-feira | Campo de Jogos de Palmela
19h00 Jogo de futebol entre a equipa de veteranos do Palmelense Futebol Clube e uma Seleção de Bombeiros do Concelho

Dia 15 de maio – sexta-feira | Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura
10h00 Mass Training em “Suporte Básico de Vida”
Aberto à população

Dia 19 de maio – terça-feira | Pinhal Novo
11h00 Simulacro de sismo na Escola EB António Santos Jorge – envolvendo todos os agentes de Proteção Civil

Dia 21 de maio – quinta-feira | Batudes
11h00 Simulacro de incêndio na Escola EB Batudes – envolvendo todos os agentes de Proteção Civil

Dia 21 de maio – quinta-feira | ARPI Pinhal Novo
14h00 Ação de sensibilização em medidas de autoproteção – atividade formativa da Academia de Proteção Civil

Dia 23 de maio – sábado | Águas de Moura
17h00 Exercício de atuação conjunta envolvendo as três Corporações de Bombeiros do Concelho

Dia 24 de maio – domingo
08h00 Hastear de bandeiras com toque de sirene nos quartéis dos Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura

09h30 Exposição de viaturas de socorro e de combate a incêndios
Local: Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura

10h30 Receção às entidades oficiais
Local: Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura

11h00 Desfile apeado e motorizado
Local: Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura

11h30 Sessão solene de homenagem aos Bombeiros do Concelho
Local: Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura

13h00 Almoço convívio entre a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Direções, Comando e Corpos Ativos das Associações de Bombeiros do Concelho

Fonte - CMP

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção