EVACUAÇÃO MÉDICA DE UM TRIPULANTE DO NAVIO DE PESCA “PARALELO”

Por Jornal Rostos
O pedido de auxílio foi recebido pelo MRCC Delgada ao início da tarde de ontem através do armador do navio, que informou que o tripulante, de 48 anos, apresentava um quadro clínico caracterizado por inchaço generalizado do corpo e falta de ar, e que, apesar de já se encontrar medicado há cerca de 3 dias, por indicação do navio hospital “Juan de La Cosa”, o seu estado de saúde continuava a agravar-se. Foi então contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, que, após uma avaliação do quadro clínico do paciente, identificou a necessidade de evacuação urgente do tripulante, face a possível Insuficiência Cardíaca Congestiva.
O MRCC Delgada assumiu a coordenação das operações, tendo solicitado ao Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) o empenhamento de meios aéreos da FAP para a realização da evacuação.
Face à distância a que a embarcação se encontrava, foram empenhados um helicóptero EH-101 Merlin com uma equipa médica e uma aeronave de asa fixa C-295M para apoiar a missão do helicóptero e coordenar as ações no local, tendo as aeronaves descolado da Base Aérea das Lajes às 16h43 e 18h30 respetivamente.
A evacuação foi executada com sucesso, cerca das 00h35, e dirigida para o Aeroporto de Ponta Delgada, onde foi efetuada a transferência do doente para uma ambulância destacada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que o encaminhou ao serviço de urgência do Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.
Fonte - Marinha













