Mercearia Pedagógica em SetúbalDestinada a reavivar tradições antigas da cidade.
O projeto resulta de uma parceria entre a Autarquia e o proprietário de uma antiga e tradicional mercearia de bairro.

Por Jornal Rostos
A Mercearia Confiança de Troino, em funcionamento num regime de cogestão entre a Câmara Municipal e o proprietário Eduardo Silva, foi recuperada e preparada para servir como ponto de informação e divulgação turística de Setúbal, além de comercialização de produtos característicos do concelho.
“Novos paradigmas de consumo se impuseram nas grandes cidades, deixando para trás a proximidade e atenção de que o comércio tradicional sempre foi capaz”, apontou Maria das Dores Meira.
Para contrariar o esquecimento de memórias sociais provocado pelas novas tendências comerciais, a autarca frisou ser “bom e importante mostrar aos mais novos como se fazia no tempo em que muitos cresceram para que compreendam como tudo muda e muito depressa”.
O espaço, aberto todos os dias da semana, inclui visitas guiadas não apenas à área da mercearia, mas também ao primeiro andar do edifício, antiga casa da família de Eduardo Silva, transformada numa área de exposição decorada com vários objetos que remetem para o período da fundação do negócio, 1926, e décadas seguintes.
As visitas, destinadas à comunidade escolar e ao público em geral, podem ser agendadas através dos serviços da Casa da Baía, localizada na Avenida Luísa Todi e contactável através do telefone 265 545 010.
“A presidente permitiu cumprir um sonho de preservar este local histórico do meu bairro”, sublinhou Eduardo Silva durante a inauguração.
Maria das Dores Meira acrescentou que uma das finalidades do projeto, que inclui serviço de cafetaria, é atrair mais pessoas aos bairros típicos de Setúbal, “como se de um roteiro turístico se tratasse”.
Fonte - CMS













