Saltar para o conteúdo
Moldura

Barreiro - Visionários de espectadores a programadoresNovo modelo de aproximação entre espectadores, artistas e instituições culturais

. Dia 18 de Novembro, 16 horas - Biblioteca Municipal do Barreiro

Visionários, o novo projeto da Artemrede, arranca esta semana com a reunião dos primeiros grupos de espectadores/Visionários nos municípios de Abrantes, Lisboa, Pombal, Sobral de Monte Agraço, Moita, Oeiras e Barreiro.

2 min de leitura
Barreiro - Visionários de espectadores a programadores Novo modelo de aproximação entre espectadores, artistas e instituições culturais

Por Jornal Rostos

Os diferentes grupos de Visionários portugueses vão reunir-se pela primeira vez a 18 de novembro durante o European Spectators Day (Dia Europeu do Espectador). Este é um evento promovido pelo projeto Be SpecACTive! que acontece simultaneamente em várias cidades da Europa e durante o qual as experiências dos espectadores de diferentes nacionalidades serão debatidas em diferentes equipamentos culturais e partilhadas através do facebook do evento.

No âmbito do projeto, nestes sete municípios serão organizados encontros com os espectadores locais que, nos próximos meses, irão assistir e debater os conteúdos de vários espetáculos. O objetivo é selecionar alguns dos títulos a apresentar nos equipamentos culturais dos seus municípios ao longo de 2018, nomeadamente durante o 2º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.

Visionários é uma iniciativa inédita em Portugal que propõe um novo modelo de aproximação entre espectadores, artistas e instituições culturais. O projeto apresenta-se como uma plataforma de debate que fomenta o empoderamento do espectador, que abandona o seu papel tendencialmente passivo para participar ativamente nos processos de programação. Visionários inspira-se no projeto Visionari, inicialmente desenvolvido no festival Kilowatt, em Sansepolcro (Itália).

A Artemrede é um projeto de cooperação cultural com 12 anos de atividade ininterrupta, atualmente constituído por 15 municípios, agregando e fazendo interagir cidades com diferentes escalas. Trabalha a especificidade dos territórios através do apoio à criação artística, à programação cultural em rede, à qualificação e formação e às estratégias de mediação cultural.

15 municípios: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Tomar.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção