Saltar para o conteúdo
Moldura

Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados realiza em SintraConferência sob o tema «Justiça e Comunicação Social»

Na sequência de diversas iniciativas que têm vindo a ser promovidas pelo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, a que pertencem os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro Moita, Montijo e Seixal, realiza-se sexta-feira, 21 de setembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a partir das 9:30h, uma importante conferência sob o tema “Justiça e Comunicação Social”.

2 min de leitura
Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados realiza em Sintra Conferência sob o tema «Justiça e Comunicação Social»

Por Jornal Rostos

Todas as questões em torno de uma relação necessária, mas por vezes conflituosa e mal compreendida entre a Justiça e a Comunicação Social vão ser debatidas nesta importante jornada de trabalho que acontece já na próxima sexta-feira.
Temas como o “Segredo de Justiça” e a “Mediatização da Justiça” vão ser discutidos sob diversos ângulos e perspetivas por oradores provenientes da Magistratura Judicial, da Magistratura do Ministério Público, da Advocacia e do Jornalismo.
Numa altura em que a Comunicação Social se afirma cada vez mais como o “Quarto Poder” e, muitas vezes, aos olhos da opinião pública, com prevalência sobre os outros, a discussão sobre os conflitos que emergem diariamente entre o dever de informar dos média e o dever de guardar segredo por parte dos agentes da justiça assume-se como incontornável .
Os megaprocessos vindos a público nos últimos anos no nosso país e os milhares de páginas e horas de discussão dos mesmos no espectro mediático, que muitas vezes se acredita poderem ter influência no desenvolvimento e desfecho dos processos, justifica amplamente o interesse suscitado por esta conferência.
De acordo com António Jaime Martins, presidente do Conselho Regional de Lisboa, a pertinência desta iniciativa conjunta com os órgãos de gestão da Comarca Lisboa Oeste (Sintra), resulta do facto de a liberdade de imprensa e de informação terem que passar a saber coexistir com o segredo de justiça e vice-versa, sendo além do mais necessário informar o cidadão para a realidade da justiça que tem o seu tempo e espaço próprios.
A transversalidade da Justiça e da Comunicação Social na nossa sociedade, o facto de não poderem ser dissociadas e a existência de uma relação crescente entre ambas serão desenvolvidas não só nos aspetos legais que as determinam, mas também numa perspetiva esclarecedora e formativa, para a qual se convidam todos os profissionais da comunicação social e agentes da justiça a participar.
Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção