Barreiro - No Auditório Municipal Augusto CabritaUTIB Teatro apresenta «ARTEFADO»

Por Jornal Rostos
Artefado - onde fado é humor, ironia e esperança
O espectáculo «Artefado», pelo Grupo UTIB Teatro do Barreiro, teatro-musical, encenado por Luciano Barata, estreou no passado dia 19 de Outubro, no Forum José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. Uma sala cheia que viveu com intensidade, aquela viagem pelas estórias e memórias do fado.
Vozes que cantam e encantam. Vozes que divertem. Um momento épico com o fado falado, por Luciano Barata. Um momento divertido com o fado irónico nas vozes das matrafonas. Um momento poético com estória de vida, por Delfim Leitão.
Uma encenação nobre. Uma iluminação que dá voz ao silêncio, vamos cantar o fado. Um ´compére´ que gagueja e procura dar a sentir o espaço comunitário do viver associativismo.
Um musical com ritmo, com calor humano, vivido por uma geração que sente a vida no coração, que vive aquele momento, com a alegria de dar força aos dias, com paixão, porque teatro só se faz com paixão.
Diverti-me. Foi agradável. Foi teatro cantado, também com um belo momento de fado-bailado, numa coreografia cheia de garra e emoção.
Um registo especial para Toni Costa e Alberto Raio, na guitarra e na viola, sem os quais não há fado. E aquele público que cantou, aplaudiu e viveu com emoção o Artefado.
Uma nota final, as palavras de Vivina Nunes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Moita, elogiando o trabalho de Luciano Barata, enquanto encenador e promotor da actividade dramática no concelho da Moita, para diferentes gerações. Um merecido elogio.
S.P.
VER FOTOS
https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156511310847681













