Moita / Alhos Vedros - Ciclo de Conferências «A Mulher na História»Mariana Pereira com o tema «A Mulher e o Trabalho»
O papel da mulher na Idade Média ultrapassou o cuidado da casa, tendo-se dedicado a vários ofícios nas ruas das cidades e vilas medievais. Mariana Pereira é licenciada em História pela NOVA-FCSH e a terminar o mestrado em História Medieval, com a dissertação intitulada “A mulher e o trabalho nas cidades e vilas portuguesas medievais (séculos XIV e XV)”.

Por Jornal Rostos
O papel da mulher na Idade Média ultrapassou o cuidado da casa, tendo-se dedicado a vários ofícios nas ruas das cidades e vilas medievais. A participação feminina no trabalho, nos séculos XIV e XV, foi particularmente visível no sector alimentar, colocando à disposição da população um conjunto variado de alimentos fundamentais na dieta medieval. Não obstante, a mulher também levou a cabo outros tipos de trabalho, desde a tecelagem à prostituição. Nesta conferência pretende-se caracterizar quais os trabalhos realizados pelas mulheres, compreendendo as tarefas desempenhadas e os lugares ocupados nos espaços urbanos.
Mariana Pereira é licenciada em História pela NOVA-FCSH e a terminar o mestrado em História Medieval, com a dissertação intitulada “A mulher e o trabalho nas cidades e vilas portuguesas medievais (séculos XIV e XV)”. Investigadora do Instituto de Estudos Medievais. Participou em projectos de investigação sobre História Urbana e Lisboa Medieval.













