Utentes dos Serviços Públicos do BarreiroAssembleia da República aprecia Petição sobre centro de saúde no Alto do Seixalinho
O debate possa ser seguido por todos os interessados através do Canal Parlamento, disponível na TDT, nos canais por cabo, no sítio da internet da Assembleia da República (www.parlamento.pt), na área do Canal Parlamento ou no Facebook do Canal Parlamento.
Na Petição n.º 631– «Solicitam a construção de uma nova unidade de saúde familiar no Alto Seixalinho-Barreiro e a atribuição de um médico de família a todos os utentes do concelho do Barreiro».

Por Jornal Rostos
Há uma década que a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro luta por um centro de saúde no Alto do Seixalinho digno de cuidados de saúde primários e de proximidade com condições de atender quem ali se desloca. Após o encerramento da Unidade de Saúde o Bocage, que transferiu mais de 15 mil utentes para a Unidade de Saúde de cuidados personalizados da Quinta da Lomba, os utentes não pararam de exigir o que entendem por justo.
Foi nesse sentido que lançámos uma petição, entregue na Assembleia da República (AR) no dia 7 de maio de 2019, com mais de 4300 assinaturas. Na altura, transmitimos à Senhora Vice-presidente, Dr.ª Teresa Caeiro, as nossas preocupações e reivindicações. Um mês depois, no dia 19 de Junho de 2019, a CUSP foi recebida na Assembleia da República, pela Relatora Deputada (PS) Eurídice Pereira, da Petição n.º 631– «Solicitam a construção de uma nova unidade de saúde familiar no Alto Seixalinho-Barreiro e a atribuição de um médico de família a todos os utentes do concelho do Barreiro», no âmbito do disposto na Lei de Exercício do Direito de Petição.
Um ano volvido, hoje, dia 29 de maio de 2020 recebemos a notificação de que na sequência da deliberação da Conferência de Líderes do passado dia 27 de maio, foi deliberado agendar a apreciação da Petição n.º 631/XIII/4ª na reunião plenária do dia 3 de junho na Assembleia da República, a partir das 15:00 horas.
O Serviço Nacional Saúde vive momentos difíceis, momentos esses que o Covid-19 evidenciou desafiando a sua resistência e funcionamento. Consideramos e reconhecemos que é de todo urgente investir em mais profissionais de saúde, em mais e melhores equipamentos de saúde a nível nacional. Não poemos, por isso, deixar de exigir este Centro de Saúde pela sua necessidade numa área geográfica que é enorme no concelho do Barreiro, onde reside a maioria da população a mais idosa e que o Covid-19 deixou vulnerável face a cuidados de saúde primários e de proximidade.
Atendendo às medidas de prevenção da pandemia da COVID-19, que ainda implicam restrições e condicionalismos à permanência e circulação nos diversos espaços da Assembleia da República, a AR e a CUSP sugere que o debate possa ser seguido por todos os interessados através do Canal Parlamento, disponível na TDT, nos canais por cabo, no sítio da internet da Assembleia da República (www.parlamento.pt), na área do Canal Parlamento ou no Facebook do Canal Parlamento.
Deixamos a mensagem que os utentes do concelho do Barreiro e, em particular do Alto do Seixalinho, não vão baixar os braços por esta causa que acreditam ser justa.
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro
Barreiro, 29 de maio de 2020













