Risco máximo de incêndioleva ao terreno 150 militares para prevenção de incêndios

Por Jornal Rostos
Este empenhamento resulta de um pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ao Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Estes militares somam-se aos 145 que já se encontram nas mesmas funções em grande parte do território nacional. A saber, 108 militares da Marinha e do Exército, no âmbito do Plano Faunos, em apoio ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e 21 militares do Exército no âmbito de protocolos municipais, em missões de vigilância, dissuasão e sensibilização da população, 6 militares da Força Aérea, a operar dois helicópteros “Koala”, que realizam operações de Reconhecimento, Avaliação e Coordenação de outros meios aéreos no combate aos incêndios rurais e ainda 10 militares da Força Aérea, a operar dois sistemas de aeronaves não tripuladas, com o objetivo de reforçar a capacidade de vigilância aérea e deteção de fogos, em apoio à Guarda Nacional Republicana e ANEPC.
O EMGFA, através dos seus oficiais de ligação aos Comandos Distritais de Operações de Socorro, mantém o acompanhamento, em permanência, do evoluir da situação operacional.













