Setúbal - No Museu do Trabalho Michel GiacomettiExposição evocativa dos 45 anos do Plano Trabalho e Cultura e Serviço Cívico Estudantil

Por Jornal Rostos
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com ações centradas neste sábado à tarde, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, incluiu uma sessão cultural com apontamentos visuais e musicais, a qual contou também com a apresentação de uma obra literária.
Depois de uma introdução à exposição evocativa dos 45 anos do Plano Trabalho e Cultura e Serviço Cívico Estudantil, a qual esteve patente até ontem naquele espaço museológico setubalense, seguiu-se um apontamento visual com mais de uma dezena de relatos de memórias daquela época.
Esta sessão das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património e Educação”, contou ainda com um apontamento musical a cargo de Carlos Jesus e Manuel Guerra, acompanhados por Rui do Cabo, na guitarra portuguesa, e por Albano Almeida e Carlos Rafael, na viola dedilhada.
Destaque, ainda, para a apresentação de “Os Sonhos da Revolução dos Cravos”, livro de Maria José Maurício que explora factos menos conhecidos sobre a preparação e concretização da ação libertadora do 25 de Abril, com apresentação por Almeida Moura, Deolinda Machado, Luís Leitão, Regina Marques e Fernando Mão de Ferro.
As comemorações locais das Jornadas Europeias do Património, realizadas entre sexta-feira e domingo, incluíram visitas guiadas às exposições de longa duração “Indústria Conserveira”, “Coleção Etnográfica Michel Giacometti” e “Mercearia Liberdade”, além da temporária “45 anos do Plano Trabalho e Cultura e Serviço Cívico Estudantil”.













