Saltar para o conteúdo
Moldura

MARIA MENDES nomeada para GRAMMY LATINOna categoria de Melhor Arranjo Musical para a canção «´Asas Fechadas»

A cantora portuguesa Maria Mendes acaba de ser nomeada para um Grammy Latino na categoria de Melhor Arranjo Musical para a canção “Asas Fechadas”. Os créditos de arranjos desse tema são repartidos por Maria Mendes e John Beasley, pianista e orquestrador com uma carreira de mais de quatro décadas ligada a nomes tão diversos quanto os de Miles Davis ou Diane Reeves e Steely Dan.

3 min de leitura
MARIA MENDES nomeada para GRAMMY LATINO na categoria de Melhor Arranjo Musical para a canção «´Asas Fechadas»

Por Jornal Rostos

A cantora portuguesa Maria Mendes acaba de ser nomeada para um Grammy Latino na categoria de Melhor Arranjo Musical para a canção “Asas Fechadas”. Os créditos de arranjos desse tema são repartidos por Maria Mendes e John Beasley, pianista e orquestrador com uma carreira de mais de quatro décadas ligada a nomes tão diversos quanto os de Miles Davis ou Diane Reeves e Steely Dan.

O tema em causa, tornado famoso como importante parte do reportório de Amália Rodrigues, é o único em língua portuguesa nomeado nesta categoria. Original de Alain Oulman e Luís Macedo, conta aqui com um arranjo da dupla Mendes / Beasley que é interpretado pela orquestra holandesa Metropole Orkest.

O processo criativo adotado por Maria Mendes e o John Beasley implicou alterações na harmonia, melodia e ritmo originais do fado para que, e segundo a própria artista portuguesa, “uma sonoridade Jazz, majestosa e glamourosa ao estilo de uma cena de filme pudesse ser contemplada no novo arranjo para formação de orquestra de câmara”.

Maria Mendes tem para a Primavera de 2021 planeada uma digressão de “Close To Me" no Benelux com a Metropole Orkest (vencedora de 4 Grammys) e John Beasley (vencedor de Emmy e nomeado ao Grammy Jazz). A dupla deverá igualmente, em 2021 e 2022, protagonizar uma digressão com várias orquestras Europeias, incluindo uma data no Festival de Jazz de Matosinhos em junho 2021.

A 19 de Novembro, em Miami, serão então conhecidos os vencedores da presente edição, a 21ª Entrega Anual do Latin Grammy.

A cantora portuense lançou no ano passado Close To Me, o seu terceiro álbum, em que conta com o produtor e pianista americano John Beasley e com os préstimos da maior orquestra sinfónica de jazz do mundo, detentora de 4 Grammys, das 19 nomeações até agora recebidas, a Metropole Orkest.

Partindo de um reportório especial escolhido sobretudo entre alguns clássicos maiores de Amália Rodrigues ("Tudo Isto é Fado", "Foi Deus", "Asas Fechadas" ou "Barco Negro"), mas também de Carlos Paredes ("Movimento Perpétuo", "Verdes Anos") e ainda Mariza ("Há Uma Música do Povo") ou Mafalda Arnauth ("E Se Não For Fado"), Maria Mendes juntou ao alinhamento um par de originais da sua lavra e uma canção que lhe foi oferecida por Hermeto Pascoal, verdadeiro gigante da música brasileira que um dia Miles Davis descreveu como "o músico mais impressionante do mundo".

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção