Almada - Melhorar as listas de esperaCirurgiões do Hospital Garcia de Orta vão operar 500 doentes em hospitais privados

Por Jornal Rostos
Os dois novos protocolos, assinados com o Hospital SAMS e com a Clínica São João de Deus visam a realização de cerca de 500 cirurgias, pelos Cirurgiões do HGO, a partir de Março, nas áreas clínicas de Cirurgia Geral, Ortopedia, Senologia, Ginecologia, Cirurgia Pediátrica, Urologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Maxilo-facial e representam um investimento na melhoria do acesso a cirurgia, superior a meio milhão de euros em 2021.
Em 2020, a Pandemia por COVID 19, implicou a ativação do nível máximo de contingência do HGO para tratar um número crescente e elevado de doentes positivos para o SARS-COV-2, o que exigiu a reorganização de espaços e circuitos internos e limitou o funcionamento da Unidade de Cirurgia de Ambulatório. Na sequência do aumento das necessidades de resposta a cuidados de saúde cirúrgicos, o Hospital Garcia de Orta adotou um conjunto de medidas necessárias para adequar a capacidade de resposta e assegurar as cirurgias aos utentes “não Covid-19”. Neste sentido, foram reforçadas parcerias com entidades externas, tendo sido realizadas cerca de 300 cirurgias, correspondentes a um investimento na ordem dos 400 mil euros no ano passado.
De acordo com Ana Sofia Ferreira, Vogal Financeira do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta e responsável pela área do Acesso: «Os protocolos do HGO com unidades do setor privado têm permitido, a curto prazo, não descurar o acesso cirúrgico dos doentes “não-covid” de ambulatório e enquadram-se numa estratégia de melhoria do acesso que tem vindo a ser prosseguida desde 2019, na área cirúrgica, mas também no acesso à primeira consulta, a Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica e cuidados de Saúde Mental.»













