Santiago do CacémExposição fotográfica «Entre a Terra e o Mar» de Augusto Rocha Soares

Por Jornal Rostos
A mostra reune algumas fotografias do autor, natural de Santiago do Cacém, que refletem o seu olhar perante aspetos diversos da vida que fazem agora parte da memória da história coletiva da sua geração.
Augusto Rocha Soares (1927-2002) nasceu na Quinta de São João, em Santiago do Cacém e licenciou-se em Engenharia Química. Uma recomendação médica para caminhar, levou a que retomasse nos anos 70 uma ocupação de tempos livres antiga, passando a levar consigo para os passeios a pé uma máquina fotográfica.
Foi membro do Foto Clube 6x6, da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica e começou a participar em concursos fotográficos em Portugal e no estrangeiro, tendo obtido prémios e menções honrosas. Expôs no Museu Municipal de Santiago do Cacém e no Centro Cultural Emmérico Nunes, em Sines, em 1993.
Em 2004, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém publicou o album fotográfico ‘Olhares’, com fotografias de Augusto Rocha Soares, e em 2007 promoveu uma exposição com o mesmo título na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
A exposição é inaugurada momentos antes da apresentação do espetáculo ‘El Amo’ pela companhia espanhola PanPán, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém. O espetáculo vai subir também ao palco em Vila Nova de Santo André na sexta-feira, dia 08, e em Sines, dia 09, sempre às 21:30.
A par da programação de teatro, o Litoral EmCena promove iniciativas paralelas, como esta exposição, a segunda a ser inaugurada na edição deste ano. Em Sines, está patente no Centro de Artes a exposição de fotografia ‘Poesia da Luz’, de Diogo Vilhena, inaugurada a 17 de março.
Ambas as exposições, de acesso livre, irão circular ao longo do ano entre os três auditórios onde decorrem os espetáculos.
Sobre o Litoral EmCena
O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines com co-financiamento do Alentejo 2020, ao abrigo do Aviso de Concurso com o nº ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.
A programação foi preparada como um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação teatral, contribuindo ainda para aumentar a sua atratibilidade turistica.
Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do País, contribuindo assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura.
Sobre a AJAGATO
Legalmente constituida em 11 de março de 1999, a AJAGATO – Associação de Amigos do GATO permitiu aprofundar e diversificar a dinâmica teatral desenvolvida desde 1988 pelo GATO SA (grupo de teatro), com projectos de maior envergadura suportados por uma rede de parceiros e patrocinadores das quais merece um particular destaque o Município de Santiago do Cacém, mas também a Junta de Freguesia de Santo André, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Fundação INATEL e o tecido empresarial da região. Para além de apoiar e produzir as criações teatrais da companhia, a Associação realiza projectos destinados à comunidade em geral, com evidentes reflexos na criação de fluxos de público genuinamente interessado pelo teatro que fazem desta região uma referência cultural no sul do país.













