Barreiro - I Encontro da Diabetes Pediátrica da ULSARAcompanhar o avanço tecnológico na área da diabetes

Por Jornal Rostos
Este encontro surgiu com a necessidade de acompanhar o avanço tecnológico na área da diabetes, em particular com o início da utilização de sistemas integrados de insulina. Esta forma de terapêutica é composta por 3 componentes: o sistema de perfusão subcutânea contínua de insulina (SPSCI), o sistema de monitorização contínua da glicose e um algoritmo que recebe e processa a informação da monitorização, informando o SPSCI qual a dose de insulina a administrar. Estes avanços exigem grandes desafios às equipas, com necessidade de atualização frequente.
Ao longo da manhã foram abordados vários temas, como a evolução no tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 1, os sistemas integrados de insulina, novidades no tratamento da hipoglicémia e o futuro desta patologia.
A Equipa da Diabetes Pediátrica desenvolve a sua atividade na Consulta de Pediatria desde 2008, dando apoio às crianças e adolescentes em internamento e na urgência. Em 2023 o Serviço de Pediatria realizou













