Saltar para o conteúdo
Moldura

Diocese de SetúbalCelebra no dia 16 de julho de 2025 os seus 50 anos de criação.

Hoje, dia 16 de julho de 2024, a Diocese irá iniciar o seu Ano Jubilar diocesano com uma celebração com oração “Te Deum” na Igreja Catedral de Setúbal, Igreja de Santa Maria da Graça, às 21h00, presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal.

4 min de leitura
Diocese de Setúbal Celebra no dia 16 de julho de 2025 os seus 50 anos de criação.

Por Jornal Rostos

A Diocese de Setúbal foi criada a 16 de julho de 1975 pelo Papa São Paulo VI com a Bula “Studentes Nos” nomeando o seu primeiro Bispo, o Pe. Manuel da Silva Martins, até então Vigário-Geral da Diocese do Porto. O território da nova Diocese sadina compunha-se de 36 paróquias, tendo recebido 4 paróquias da arquidiocese de Évora: 3 que se encontravam já no concelho do Montijo e a da Comporta. A estas 40 organizadas em 4 vigararias, foram-se acrescentando outras, constituindo atualmente por 57 paróquias e 7 vigararias.

O Ano Jubilar diocesano irá encerrar simultaneamente com todas as igrejas particulares do mundo inteiro, no dia 28 de dezembro de 2025. Dois jubileus que se cruzam para juntos vivermos a “Esperança que não engana”.

Queremos proporcionar um elenco de jubileus diocesanos, que no calendário não coincidem com os jubileus em Roma, envolvendo todas as pessoas das várias idades, pastorais e realidades dentro e fora da igreja.

Queremos peregrinar. O Papa Francisco concedeu à igreja de Setúbal quatro igrejas jubilares: a catedral, o real Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, o Santuário Nacional de Cristo Rei e o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Vamos propor um “passaporte do peregrino” que proporcione a peregrinação a estes lugares, obtendo a Indulgência Plenária concedida pela Santa Sé.
É desejo do nosso Bispo, o Cardeal D. Américo Aguiar, que todos as celebrações de crismas, neste ano jubilar, sejam celebrados na Igreja Catedral como lugar “mãe da diocese” na vivência do lema do ano pastoral “Peregrinos da Esperança”.
Ao longo deste ano jubilar teremos também a graça de poder peregrinar fora da Diocese: a nível nacional a Fátima, em novembro de 2024 e a Santarém em Abril de 2025; a nível internacional a Santiago de Compostela em setembro de 2025 e a Roma em dezembro de 2025.

Como em todos os jubileus, queremos fazer memória de toda a história vivida, mas também proporcionar a todo este povo de Deus da península de Setúbal uma revisão do mapa diocesano. Nestes 50 anos de existência, queremos continuar o projeto de evangelização em chave missionária sob os novos desafios da atualidade: novas infraestruturas, tecido social e territorial entre o Tejo e o Sado.

Queremos organizar os estudos históricos sobre a História Geral da Península de Setúbal: uma parceria entre a Diocese de Setúbal e a Academia Portuguesa de História; e queremos, com a colaboração das autarquias locais, organizar um projeto livro “À descoberta da Diocese de Setúbal” dirigido a crianças e a jovens num enquadramento histórico que enriquece a leitura do passado e o presente sobre a história da diocese de Setúbal.

A equipa do Jubileu, assim como todas as estruturas diocesanas, estão disponíveis para a comunicação social, no sentido de proporcionar oportunidades de trabalho e reportagem sobre o trabalho pastoral desenvolvido nestes 50 anos na diocese, bastando para isso contactar o Gabinete de Comunicação da diocese.

Calendário Diocesano Jubilar

2024

16 de julho: Abertura do Jubileu diocesano
9 de novembro: Peregrinação Diocesana a Fátima
29 de dezembro: Abertura do Ano Jubileu universal

2025
2 de fevereiro: Jubileu Diocesano da Vida Consagrada
9 de fevereiro: Jubileu Diocesano da Catequese
15 de fevereiro: Jubileu Diocesano das Forças Armadas, Polícia e Segurança
23 de fevereiro: Jubileu Diocesano dos Acólitos
25 de março: Jubileu Diocesano dos Artistas
28 de março: 24 horas para o Senhor
1 de abril: Jubileu Diocesano do Mundo Educativo
5 de abril: Jubileu Diocesano do Desporto
6 de abril: Jubileu Diocesano Enfermos e do Mundo da Saúde

27 de abril: Jubileu das Dioceses de Setúbal e Santarém (Santarém – Santuário do Santíssimo Milagre)

3 de maio: Jubileu Diocesano dos Movimentos Laicais
26 e 27 de junho: Jubileu dos Sacerdotes

28 de junho: Jubileu das Dioceses de Setúbal e Santarém (Setúbal – Santuário de Cristo Rei)

16 de julho: Bodas de Ouro da Diocese de Setúbal
31 de agosto a 7 de setembro: Peregrinação Diocesana a Santiago de Compostela
20 de setembro: Jubileu Diocesano da Família
28 de setembro: Jubileu Diocesano dos Migrantes

26 de outubro: Bodas de Ouro da Ordenação Episcopal do Senhor Dom Manuel Martins, primeiro Bispo de Setúbal

16 de novembro: Jubileu Diocesano da Acão Caritativa
22 de novembro: Jubileu Diocesano dos Coros
23 de novembro: Jubileu Diocesano da Juventude
1 a 3 de dezembro: Peregrinação diocesana a Roma
28 de dezembro: Encerramento do Jubileu diocesano e do Jubileu universal

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção