Saltar para o conteúdo
Moldura

No Barreiro a actividade Kidical Mass já saiu à rua por 5 vezesReclama «espaço público mais seguro e limpo» para as crianças

Barreirocicleta voltou à rua no dia 22 de Setembro para um percurso de bicicleta que visa reivindicar medidas como a existência de rotas seguras para as escolas
O Kidical Mass é uma iniciativa internacional destinada a reclamar um «espaço público mais seguro e limpo» para as crianças se poderem deslocar a pé e de bicicleta, principalmente para a escola.

2 min de leitura
No Barreiro a actividade Kidical Mass já saiu à rua por 5 vezes Reclama «espaço público mais seguro e limpo» para as crianças

Por Jornal Rostos

No Barreiro, a actividade já saiu à rua por 5 vezes, cada vez juntando mais crianças, jovens e adultos, pela mão do Barreirocicleta (um grupo de cidadãos que pretende acelerar a transformação do Barreiro numa cidade mais amiga da bicicleta).
Outras 39 localidades portuguesas associaram-se a este evento, juntamente com mais 350 cidades em todo o mundo, mostrando que estas reivindicações são cada vez mais urgentes e obrigatórias:

«Mais uma vez quisemos juntar-nos ao movimento nacional e internacional e aumentar esta massa crítica de crianças. A Kidical Mass é um evento internacional que pretende incentivar crianças e adultos a usarem as bicicletas nas suas deslocações diárias, chamando a atenção para a necessidade e urgência de boas infraestruturas cicláveis e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares» explica a Barreirocicleta.

A criação de rotas seguras para as escolas, o limite de 30km/h nas localidades e ruas com pessoas, ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros e mais espaço publico dedicado à mobilidade ativa e para estar/brincar são algumas das reivindicações do movimento.
Para o ano a iniciativa irá repetir-se, em maio e em setembro, e o BarreiroCicleta promete mais uma vez continuar com a sensibilização junto da comunidade, exigindo mais segurança junto de quem planeia a mobilidade urbana, de modo a levar cada vez mais pessoas a trocar o carro pela bicicleta, nas suas deslocações diárias mais curtas.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção