Saltar para o conteúdo
Moldura

BARREIRO - No Grupo Dramático Recreativo «Os Leças»CONFERÊNCIA «OS OVOS DA SERPENTE - O Colaboracionismo durante a II Guerra Mundial»

Amanhã, dia 5 de abril, no Grupo Dramático Recreativo «Os Leças», vai realizar-se a Conferência «Os ovos da serpente – o colaboracionismo durante a II Guerra Mundial», tendo como orador convidado o Professor Doutor António Ventura. Uma iniciativa da Tertúlia de »Os Leças», que conta com o apoio do jornal «Rostos». A Conferência será precedida de almoço de confraternização, com inscrição prévia

3 min de leitura
BARREIRO - No Grupo Dramático Recreativo «Os Leças» CONFERÊNCIA «OS OVOS DA SERPENTE - O Colaboracionismo durante a II Guerra Mundial»

Por Jornal Rostos

A Conferência será precedida de almoço de confraternização, pelas 13h30, no mesmo local, devendo os interessado efectuar a respectiva inscrição.
Em face da contingência de previamente se realizar um almoço de confraternização no salão da sociedade «OS LEÇAS», onde a conferência se irá realizar, as reservas para o almoço serão limitadas a 100 comensais. Por esse motivo, solicita-se o obséquio de as reservas serem feitas até às 18h00 do dia 1 de Abril de 2025, para o seguinte endereço electrónico: luismartinslopes9@gmail.com
Para quaisquer dúvidas ou informações adicionais, contactar 925 648 100 ou 917 331 170 (entre as 15h00 e as 19h00).

SINOPSE DA CONFERÊNCIA

A Europa conheceu profundas transformações no rescaldo das duas guerras mundiais, tanto na redefinição das fronteiras, com novos equilíbrios – ou desequilíbrios - de forças. As imposições dos vencedores da Grande Guerra (1914-1918) abriram caminho para o surgimento de novos modelos políticos e também alimentaram o revanchismo que fará eclodir outro conflito, de maiores dimensões, alguns anos depois. Durante a II Guerra Mundial, tem-se salientado a resistência dos povos dos países ocupados pelas potências do Eixo, ou seus aliados, mas pouco se fala de outro fenómeno que não foi despiciendo, bem, pelo contrário, e que não pode ser ignorado; o colaboracionismo. É o que procuraremos fazer, percorrendo a Europa e, caso a caso, analisando, ainda que sumariamente, as raízes desse colaboracionismo que lançou raízes profundas, embora desiguais de país para país.

NOTA BIOGRÁFICA DO ORADOR
Prof. Doutor ANTÓNIO VENTURA

Doutor em História Contemporânea. Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Letras de Lisboa. Foi Director do Departamento de História, do Centro de História da Universidade de Lisboa e da Área de História da Faculdade de Letras.
Académico de Número da Academia Portuguesa da História. Sócio efectivo da Academia de Marinha (Classe de História Marítima). Fez conferências e participou em congressos científicos em Espanha, França, Itália, Suíça, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Canadá, Macau, China, Polónia, Bélgica, México e Rússia. É autor de uma vasta bibliografia sobre História Contemporânea. Tem colaboração em diversas publicações periódicas nacionais e estrangeiras.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção