XIV BIENAL DA FESTA DO “AVANTE”Mais de 100 Artistas Plásticos e 162 obras em Exposição
Por Jornal Rostos
Partindo de uma proposta de reflexão inspirada no poema “Tempo Mau para Lirismos”, A Bienal da Festa do Avante conta, na que será a sua XIV edição, com a participação de 60 artistas seleccionados e 46 artistas convidados, de todos os pontos do país, representando experiências e realidades muito diversas e apresentando com os seus trabalhos, abordagens que abarcam todo o espectro de possibilidades disponível na arte contemporânea.
A XIV Bienal da Festa do “Avante!”, cumprindo um dos seus objectivos centrais procurou ainda, e a exemplo da anos anteriores, que artistas que nunca antes o haviam feito participem nesta importante Bienal.
Além de 162 obras em exposição e de acordo com o método seguido nas últimas edições, foram ainda convidadas entidades, grupos ou associações de artistas, com trabalho relevante de criação colectiva, ensino ou dinamização da arte. Assim, neste ano a Bienal endereçou o convite a duas associações de tipo distinto: à Extramuros, associação de artistas, designers e arquitectos, que se destacou no ano passado pela organização da “Luzboa – Bienal da Luz” e à AAA – Associação dos Antigos Alunos da ARCA-EUAC (Coimbra).
Destaca-se ainda um trabalho, pela sua peculiaridade e pela forma como actualiza o poema de Brecht: Lançado o desafio, a artista plástica e estudante de Antropologia Catarina Leitão transformou a pesquisa que vem realizando sobre o aborto clandestino em objecto artístico, onde se cruza a intervenção política , estudo social e testemunho profundamente pessoal e apaixonado.
Parte integrante do projecto da XIV Bienal da Festa do Avante é a instalação designada “Arte contra a Barbárie”, que cruza de forma complexa a mensagem de Bertolt Brecht com o poema “Descida aos Infernos” de Carlos Oliveira, num “objecto” para ser percorrido, lido e sentido pelos visitantes da Bienal. Pedro Penilo é o artista plástico responsável por este projecto, com a colaboração de Fernando Guerreiro e Manuel Gusmão.
Na área junto da Bienal será instalada uma zona dedicada à obra de Álvaro Cunhal como pintor e desenhador e como pensador de questões relativas à estética e ao papel da arte e do artista na sociedade.
Como sempre tem acontecido, dezenas de milhares de visitantes, de dois em dois anos, percorrem o espaço da Bienal, tornando-a numa das grandes oportunidades de contacto, entre público e artistas, sem nunca esquecer aqueles que são os seus traços essenciais: a Festa, a sua gente e o projecto político de emancipação e de solidariedade que os envolvem.













