Saltar para o conteúdo
Moldura

Em SetúbalFeira Sant´Iago: melhorias no recinto

A Feira de Sant´Iago 2006 apresenta como principais novidades mais áreas pavimentadas, melhores áreas de restauração e uma nova entrada no recinto a partir do parque de estacionamento.

3 min de leitura
Em Setúbal Feira Sant´Iago: melhorias no recinto

Por Jornal Rostos

"As zonas de acesso a bares e a restauração foram as principais prioridades no que respeita a melhoramentos no pavimento", disse André Martins, vereador Turismo e Actividades Económicas, em conferência de imprensa de apresentação do certame realizada hoje no Parque de Sant´Iago.

Uma outra melhoria é a "instalação de uma segunda caixa de Multibanco", junto da primeira, perto da entrada principal, salientou o autarca.

O parque de estacionamento, com capacidade para 700 viaturas, terá uma entrada directa para o certame e será controlado pelos Bombeiros Voluntários de Setúbal, que vão cobrar por cada viatura um preço fixo de 50 cêntimos. As receitas geradas por este parque revertem, na íntegra, para a Associação de Bombeiros Voluntários de Setúbal.

Na totalidade, está assegurado o estacionamento de 2250 veículos, num raio inferior a cem metros das entradas, mantendo-se o controlo de acessos de viaturas de visitantes da feira aos bairros envolventes com o objectivo de impedir que os moradores sejam afectados.

As instalações sanitárias, de melhor qualidade este ano, continuam localizadas no mesmo espaço e uma delas, a que está situada na zona dos bares, está preparada para pessoas com mobilidade reduzida.

Quanto à zona das tasquinhas típicas, na área do miradouro, pretende-se que seja cada vez mais um espaço de "artesanato de gastronomia", ou seja, pretende-se "trazer cada vez mais os produtores e comerciantes de produtos artesanais" à feira, acrescentou o vereador.

De regresso ao programa do certame está o Prémio Feira de Sant´Iago, uma prova de ciclismo que contribuirá para uma maior promoção do evento, dado que passa por Azeitão, Palmela, Pinhal Novo e Poceirão, num total de 80 quilómetros.

Um dos aspectos novos, em termos de divulgação é também a existência de cartazes nas estações, que resultante de um protocolo com a Fertagus e a Câmara Municipal.

No que diz respeito ao número de visitantes, a organização espera que se "desloquem ao local mais de 600 mil pessoas", frisou André Martins.

Com a racionalização de meios e redução de custos, a feira custará cerca de "100 mil euros a menos que na edição de 2005", afirmou o autarca.

A organização disponibiliza um posto permanente de primeiros socorros, com técnicos qualificados e meios preparados para responder a qualquer situação clínica que ocorra no espaço, e um piquete de bombeiros.

Outra das novidades da edição de 2006 da Feira de Sant´iago é a existência de um espaço destinado à prática de desportos radicais.

Em matéria de acessibilidades, mantêm-se os vaivéns de autocarros, entre as 14h00 e a 01h00, ao preço de 50 cêntimos, assim como o serviço de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, um sistema gratuito lançado em 2005 e que resulta de um protocolo entre a Autarquia e a APPACDM.

Quanto aos objectivos do Parque de Sant´Iago, André Martins lembrou uma vez mais que se pretende que seja um "espaço, de exposições e congressos, reconhecido" não só a nível regional e nacional, mas também além fronteiras.

A cerimónia oficial de inauguração da Feira de Sant´Iago está marcada para dia 22, às 21h30, nas piscinas das Manteigadas, com momentos musicais pelo Quinteto de Saxofones do Conservatório Regional de Setúbal, seguida de uma visita pelo recinto com as entidades convidadas.

O programa pode ser consultado em www.mun-setubal.pt.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção