Saltar para o conteúdo
Moldura

SetúbalFeira de San’tiago e Festival do Sado animam a cidade

Os Adiafa actuam sábado, a partir das 22 horas, no Palco Setúbal, no penúltimo dia da Feira de Sant´Iago, enquanto o encerramento do certame, a decorrer no Parque Sant´Iago, nas Manteigadas, está a cargo de Toy, com um espectáculo no domingo, às 22 horas.

Depois do peixe assado, desta vez são os pratos de inovação que estão a concurso no Festival do Sado, uma oportunidade para a população se surpreender com a gastronomia produzida no Concelho de Setúbal.

4 min de leitura
Setúbal Feira de San’tiago e Festival do Sado animam a cidade

Por Jornal Rostos

Polvo à amandus, raia à moda do mar, lagosta fingida, vol-au-vent de gambas com Moscatel de Setúbal, ostras do Sado com limão e espumante e lombo de cherne en confit de molho de manga sobre risote de legumes frescos e aromas da Arrábida são algumas das iguarias que constam da ementa dos 22 restaurantes participantes nesta prova do Festival do Sado, devidamente identificados com uma bandeira que ostenta o símbolo do certame.
Os pratos são avaliados por um júri constituído por representantes da Câmara Municipal, do Inftur - Núcleo Escolar de Hotelaria e Turismo de Setúbal e da Região de Turismo da Costa Azul, incluindo Celeste Cavaleiro e o jornalista Amílcar Malhó, conhecidos especialistas em gastronomia.

Mostra final a realizar em 23 de Setembro

A composição do prato e a apresentação, os ingredientes utilizados na confecção, o sabor e a criatividade são factores essenciais na apreciação do júri. Este valoriza também a escolha de vinhos típicos da região de Setúbal no acompanhamento da refeição.
Os melhores restaurantes seleccionados pelo júri nos três concursos gastronómicos - o terceiro, dedicado a pratos tradicionais setubalenses, é entre 28 de Agosto e 15 de Setembro - participam numa mostra final, a realizar em 23 de Setembro.

Festival do Sado a "Arte em Festa"

Outra das iniciativas do Festival do Sado, a "Arte em Festa", realiza-se já no próximo dia 12, das 11h00 às 19h00, junto do coreto da Avenida Luísa Todi, com uma exposição de cerca de 50 quadros, de duas dezenas de pintores da Artiset - Associação de Artistas Plásticos de Setúbal.
Alguns dos artistas estão presentes nesta que é a segunda mostra da "Arte em Festa" e o público, de qualquer idade, tem a oportunidade de os questionar sobre questões relacionadas com as artes plásticas e de experimentar pintar o seu próprio quadro, dispondo dos necessários materiais.

Feira de San’tiago

Os Adiafa actuam sábado, a partir das 22 horas, no Palco Setúbal, no penúltimo dia da Feira de Sant´Iago.
Hoje é a vez de os Dazkarieh subirem a palco, à mesma hora, enquanto o encerramento do certame, a decorrer no Parque Sant´Iago, nas Manteigadas, está a cargo de Toy, com um espectáculo no domingo, também às 22h00.

Festas de S. Simão em Azeitão

O cantor setubalense actua também,hoje, às 22 horas, na inauguração das Festas de S. Simão, no Parque da Cooperativa de Habitação, um espectáculo a que se segue animação musical por Jorge Nice Show.
No sábado, às 22 horas, há um espectáculo com o Trio Los Quatro, para, às 23h30, se realizar um baile. Uma noite de fados, no domingo, encerra os festejos, organizados pela Junta de Freguesia de S. Simão, com apoio da Câmara Municipal.

Exposições

Quinze fotografias de Sérgio Jacques integram a exposição "Festa da Nossa Senhora do Rosário de Tróia - A vários tempos, entre muitas estórias...", no Museu do Trabalho Michel Giacometti, patente até 30 de Setembro, de terça-feira a sábado, das 09h30 às 18h00.

"Texturas de Portugal" é o nome de uma mostra de 15 fotos do espanhol Lorenzo López Lumeras, patente no Museu Sebastião da Gama, possível de visitar até sábado.
Durante a semana, o horário é das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, enquanto ao sábado o espaço funciona das 13h00 às 19h00.

Cinema

"Pular a Cerca", filme de animação de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick, é exibido a partir de hoje no Cinema Charlot - Auditório Municipal, onde fica até dia 9.
As sessões são de segunda a sexta-feira, às 21h30, e ao sábado e domingo, às 16h00 e às 21h30.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção