Saltar para o conteúdo
Moldura

Palmela - Queima do JudasRitual cénico anima Noite de Aleluia

Com a chegada da Páscoa, as ruas do Centro Histórico de Palmela voltam a assistir à Queima do Judas, um ritual recuperado pela Câmara Municipal de Palmela em 1995, no âmbito do Programa Municipal de Teatro.

2 min de leitura
Palmela - Queima do Judas Ritual cénico anima Noite de Aleluia

Por Jornal Rostos

No sábado, 7 de Abril, a partir das 21 e 30, diversos grupos do movimento associativo do concelho dão início ao desfile, acompanhado do rufar de tambores e da luz dos archotes. O percurso tem início no Largo dos Loureiros e segue pela Praça Duque de Palmela, Largo D. Afonso Henriques, Largo D. João I, cruzamento da Rua do Passadiço com a Hermenegildo Capelo, Largo Marquês do Pombal, Início da Rua Jaime Afreixo, Rua Augusto Cardoso e Largo do Passo da Formiga, para terminar no Largo de S. João.
Em cada paragem, um Judas (boneco de palha com recheio pirotécnico) encarna o mal passado e ouve o testamento que lhe é atribuído, antes de expiar os seus pecados entre as chamas e deixar o caminho aberto para uma nova fase da vida. No Largo de S. João, dá-se a reunião final, com a leitura do Testamento da Câmara Municipal de Palmela, animação musical e convívio.
Entre o teatro, a animação e o simbolismo, esta é uma noite diferente, que remonta aos rituais pagãos do Equinócio, onde a escuridão do Inverno dava lugar à renovação e à nova Luz da Primavera.
A Queima do Judas 2007 é uma iniciativa da Câmara Municipal de Palmela com Associações do Concelho.
Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção