Saltar para o conteúdo
Moldura

SesimbraFeira Nacional do Mel foi um sucesso

A VII Feira Nacional do Mel, o maior evento ligado à apicultura em Portugal, reuniu na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, muitas centenas de visitantes que puderam conhecer mel e produtos derivados de vários pontos do país.

A iniciativa incluiu o IX Fórum Nacional de Apicultura, que juntou no Cineteatro Municipal João Mota perto de 400 participantes, na sua maioria apicultores, representantes de organismos ligados à actividade e especialistas nesta temática.

2 min de leitura
Sesimbra Feira Nacional do Mel foi um sucesso

Por Jornal Rostos

Na abertura do fórum, o presidente da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) descreveu o encontro como uma possibilidade de «debater um sector que tem vindo a crescer de forma sustentada e com um peso crescente na economia».

A apicultura também é uma realidade em expansão no distrito de Setúbal onde está em curso um projecto construção de uma central meleira, «destinada a processar e escoar a produção do mel produzido nesta região», referiu Manuel Moiteira, presidente da Associação de Apicultores da Península de Setúbal (APISET), que integrou a organização desta iniciativa.

O crescente desenvolvimento desta indústria no concelho de Sesimbra originou um estudo que está em fase de produção no sentido de certificar o mel de Sesimbra, que tem características únicas que se devem ao facto de «53 por cento do território do concelho estar integrado em áreas protegidas e à flora abundante desta região», referiu o presidente da Câmara Municipal, Augusto Pólvora.

Ainda no âmbito do encontro os participantes tiveram oportunidade de conhecer e partilhar experiências, técnicas e tendências da apicultura nos workshops sobre temáticas como a Produção de geleia real, Criação de Rainhas, Produção de própolis ou Apicultura Biológica.

A Feira Nacional do Mel foi organizada pela FNAP, APISET e Câmara Municipal de Sesimbra.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção