Saltar para o conteúdo
Moldura

X Festas do Moinho de Maré da Mourisca - Setúbal“Uma maratona que só é possível realizar com as forças vivas das freguesias”

A gastronomia local, o convívio e a animação musical foram os pontos fortes, este fim-de-semana, da décima edição das Festas do Moinho de Maré da Mourisca, certame que tem como cenário a Reserva Natural do Estuário do Sado.

Pipis, moelas, saladas de ovas e de polvo, camarões, choco frito, ostras e amêijoas, foram alguns dos protagonistas gastronómicos da festa, promovida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, pelas juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

3 min de leitura
X Festas do Moinho de Maré da Mourisca - Setúbal “Uma maratona que só é possível realizar com as forças vivas das freguesias”

Por Jornal Rostos

Além da gastronomia, durante os três dias do programa o evento contou com a realização de torneios de chinquilho e sueca, passeios pedestres e de BTT e um “quartel aberto” dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, onde decorreram rastreios de saúde, demonstrações dos meios operacionais e visitas a viaturas.

A animação musical teve as participações de Toy, da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e da banda filarmónica da Capricho Setubalense. As festas contaram, ainda, com espectáculos de danças de salão, bailes, desfiles de marchas populares e o XXIII Festival Nacional de Folclore do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, expressou, durante a inauguração, “os mais efusivos agradecimentos” a todos os que participaram na organização das X Festas do Moinho de Maré da Mourisca, “um especial momento de lazer”, onde se alia a tradição à gastronomia.

Para a autarca todos saem beneficiados, principalmente “as colectividades e as populações”, sem esquecer “a preservação do património” e da tradição histórica e cultural das gentes locais.

O esforço na montagem e desmontagem dos cerca de 20 pavilhões, “de um dia para o outro”, destacou o presidente da junta de freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Luís Custódio, representa “uma maratona que só é possível realizar com as forças vivas das freguesias”.

Artesanato, mel, enchidos e mobiliário foram alguns dos produtos regionais à venda nos pavilhões, entre os quais também se encontraram as presenças institucionais das autarquias e de colectividades locais.

O presidente da junta de freguesia do Sado, António Augusto, destacou que a décima edição do certame, enquanto parte do roteiro recreativo e cultural do Concelho, já motiva muita gente a programar as suas férias de Verão para poderem participar nesta festa “que vale por si”, caracterizada pelo convívio entre as gentes das duas freguesias e entre os visitantes.

Durante os três dias das festividades foi também possível visitar o moinho de maré da Mourisca, onde foi possível observar os mecanismos do equipamento museológico cuja data de construção se aponta para o ano de 1601, embora existam indícios históricos de que o edifício seja ainda mais antigo.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção