Bombeiros do Sul e Sueste – BarreiroPrevenção nas instalações da Companhia Petroquímica do Barreiro
O referido produto, abandonado nestas instalações após o encerramento da empresa, representava um perigo eminente que vinha preocupando seriamente as entidades oficiais, entre elas o Governo Civil de Setúbal e a Câmara Municipal do Barreiro.

Por Jornal Rostos
Os bombeiros envolveram na prevenção um conjunto muito significativo de meios materiais, os quais foram pré-posicionados para fazer face a algum incidente (derrame e/ou incêndio do produto), não tendo, felizmente, sido necessário utilizá-los uma vez que as operações com risco de correram sem problemas de maior:
• 1 Veículo de Comando Operacional Táctico (VCOT)
• 1 Veículo Tanque de Grande Capacidade (VTGC)
• 1 Veículo Urbano de Combate a Incêndio (VUCI)
• 2 Veículos Especiais de Combate a Incêndio (VECI)
• 1 Ambulância de Socorro (ABSC)
• 1 Atrelado de espumífero
Em termos de meios humanos, estiveram envolvidos 13 bombeiros, 1 Técnico de Ambulância de Socorro (TAS) e o Adjunto de Comando.
As operações foram comandadas pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, contando ainda com a participação de 3 elementos da Força Especial de Bombeiros "Canarinhos" e do Serviço Municipal de Protecção Civil do Barreiro. O Posto de Comando foi estabelecido num Veículo de Gestão Estratégica e Operações (VGOE) dos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo.













