Saltar para o conteúdo
Moldura

Plano de acção para o desenvolvimento da fileira do pinhão em Alcácer do SalPimel encerra com aposta nos produtos tradicionais

Balanço positivo para mais uma edição da feira Pimel, este ano com aposta reforçada nos produtos regionais, como o mel e o pinhão.

Total apoio e empenho na criação da Denominação de Origem Protegida de pinhão de Alcácer do Sal para potenciar este produto da região face à concorrência internacional.
Esta foi a principal mensagem deixada por Miguel Galante, que esteve na abertura da Pimel 2010 em representação do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
Aquele responsável adiantou que em breve será apresentado um plano de acção para o desenvolvimento da fileira do pinhão em Alcácer do Sal e que a aposta deverá ser na profissionalização deste sector, dada a sua importância económica a nível nacional.

3 min de leitura
Plano de acção para o desenvolvimento da fileira do pinhão em Alcácer do Sal Pimel encerra com aposta nos produtos tradicionais

Por Jornal Rostos

Já Pedro Paredes, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, na sua intervenção de abertura da feira lembrou que a temática da Pimel deste ano apela ao regresso às origens, à agricultura e à produção florestal, que estão na génese deste concelho, não perdendo estes sectores de vista no desenvolvimento de outras actividades, como a turística. O presidente apelou ao optimismo e ao não baixar dos braços face à crise internacional e nacional, concluindo que, se todos quisermos, e nos empenharmos será possível superar as dificuldades.

No certame, que decorreu durante cinco dias e terminou ontem, destaque para os concursos de petiscos, doçaria e mel, outra aposta nos produtos da terra. Nesse sentido, o petisco “túbaras em molho de azeite” da tasquinha Valinho venceu o 4º concurso de petiscos da Pimel. A segunda posição coube às “Enguias”, da tasquinha “Aldeias” e o terceiro lugar foi obtido pela tasquinha Samanta.com, com uns “Ovos com farinheira”.

Por outro lado, no concurso de doçaria, o melhor doce Pimel foram os “Carriços” de Casimiro Jerónimo, que também obteve a melhor pontuação na categoria A, de doces com mel e/ou pinhão, seguido do “Bolo mimoso de mel e pinhão, de Aldegundes Freitas e da “Charcada com pinhão e mel”, de Sérgio Valente.

Na categoria de doces conventuais, o primeiro classificado voltou a ser Casimiro Jerónimo, com a sua “Encharcada”. Nas segunda e terceira posições ficaram, respectivamente, as “Queijadinhas”, de Aldegundes Freitas e as “Queijadas de requeijão” de Lucília Pereira”.

Recorde-se que estes concursos organizados pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal têm como objectivos promover e proteger a gastronomia regional e incentivar a utilização de produtos locais.

Este ano houve 13 doces a concurso nas duas categorias e 15 petiscos em competição. O Júri é constituído por Luís Machado, da Revista Teleculinária, João Miguel Tomás, docente da Escola de Hotelaria de Setúbal e Samuel Sousa, docente de cozinha e gestão do Instituto Politécnico de Beja.

Por último, o concurso de mel, que este ano excedeu as expectativas, com 28 amostras e 13 concorrentes nas três categorias, foi ganho por José Maria Lacão, que apresentou o Melhor Mel Pimel 2010, com o maior resultado de entre os primeiros classificados nas diversas categorias. No que toca à modalidade de Mel de Rosmaninho, os vencedores foram, por ordem decrescente, José Maria Lacão, Margarida Lacão bonito e José Lacão. Na modalidade de Mel Multifloral, o vencedor foi João Manso, seguido de Maria Tregeira, na segunda posição, e de Estêvão Viola, no terceiro lugar. No que toca à modalidade de Melhor Mel do Concelho de Alcácer do Sal, os três primeiros classificados foram, respectivamente David Teixeira, João Manso e Norberto Florêncio.

O júri foi constituído por Henrique Passão, engenheiro zootécnico; Liliana Seara, engenheira zootécnica; José Gardete, engenheiro florestal; e Manuel Berres, da APISSET – Associação de Apicultores da Península de Setúbal.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção