Unidade de Oncologia do Centro Hospitalar Barreiro MontijoTem crescido a um ritmo muito elevado, tendo duplicado em 2009 os valores registados em 2004
A nova Unidade dispõe de um conjunto de novos espaços que permitem acomodar as suas múltiplas valências e sobretudo melhorar a organização das actividades.
De referir que a actividade na Unidade de Oncologia tem crescido a um ritmo muito elevado, tendo duplicado em 2009 os valores registados em 2004. Perante o rápido aumento da incidência do cancro, mantém-se a aposta na Oncologia como área de desenvolvimento estratégico do CHBM, sendo criada em breve a Unidade de Gestão Integrada da Doença Oncológica.

Por Jornal Rostos
Salienta-se o novo espaço do Hospital de Dia, reequipado com novos cadeirões e material de infusão e monitorização, que proporcionam maior conforto aos doentes e uma maior segurança na administração dos tratamentos; o aumento do número de gabinetes disponíveis para consulta, permitindo a rentabilização dos recursos disponíveis nas valências de Psicologia, Nutrição e Serviço Social; a nova sala para realização das técnicas de tratamento da dor crónica e o renovado espaço de trabalho do secretariado, de crucial importância para a melhoria global da Unidade de Oncologia.
Os utentes e os seus acompanhantes têm uma sala muito mais ampla e condigna e a Unidade de Oncologia dispõe de instalações sanitárias completamente renovadas e preparadas para receber pessoas com limitações físicas, sendo ainda o primeiro a disponibilizar um equipamento adequado para a higiene dos doentes ostomizados, com o apoio da Liga dos Amigos do Hospital do Barreiro. Foram, ainda, completamente reformuladas as áreas de apoio.
De acordo com o Responsável pela Unidade de Oncologia, Dr. Jorge Espírito Santo, “este projecto nasceu há 3 anos e foi desenvolvido tendo em conta as potencialidades de diferenciação do Centro Hospitalar nesta área”. E acrescenta: “Houve uma forte aposta na melhoria dos cuidados prestados aos doentes e das condições de trabalho dos profissionais”.
De referir que a actividade na Unidade de Oncologia tem crescido a um ritmo muito elevado, tendo duplicado em 2009 os valores registados em 2004. Perante o rápido aumento da incidência do cancro, mantém-se a aposta na Oncologia como área de desenvolvimento estratégico do CHBM, sendo criada em breve a Unidade de Gestão Integrada da Doença Oncológica.













