Saltar para o conteúdo
Moldura

Rastreio do Cancro da MamaProssegue no concelho de Santiago do Cacém até ao final do ano

. Convocadas 100 mulheres por dia.


A unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a percorrer o concelho de Santiago do Cacém até ao próximo dia 29 de Dezembro.
Esta unidade está a proceder ao rastreio do cancro da mama nas mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos.

3 min de leitura
Rastreio do Cancro da Mama Prossegue no concelho de Santiago do Cacém até ao final do ano

Por Jornal Rostos

A Unidade Móvel já esteve em Ermidas-Sado e Cercal do Alentejo. Até amanhã (17 de Novembro) está em Santo André finalizando a sua acção a partir de 19 de Novembro em Santiago do Cacém.

Tendo obtido uma taxa de participação de 22,11 % num universo de 5.616 mulheres, na primeira volta em 2008, este ano, o objectivo é atingir os 70 % de comparência ao rastreio. Para o efeito, foram convocadas cerca de 100 mulheres por dia, num total de 5.551 utentes. Na presente volta, até à data, foram convocadas 1.612 mulheres e já compareceram 645 o que se traduz numa taxa de participação de 40,01%.

De acordo com Nuno Marques, coordenador do rastreio, “quando analisamos as mulheres que fazem o exame pela 1ª vez e aquelas que já o fizeram connosco anteriormente (na 1ª Volta) podemos verificar que a taxa de participação das utentes de 1ª Vez é de 34,66% enquanto que as de repetição é de 54,33% “.

O rastreio no Concelho de Santiago do Cacém, é realizado coma colaboração da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e autoridades de Saúde Pública (Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Alentejo).

Esta acção, totalmente gratuita para as utentes insere-se na intervenção do Núcleo Regional do Sul (NRS) da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro que tem como objectivos primordiais, a redução da letalidade da doença.

Segundo o responsável da LPCC “nas opiniões recolhidas junto das mulheres que participaram no rastreio nas Ermidas e no Cercal, constatámos que ainda não é muito usual as mulheres fazerem o auto-exame à mama, de uma forma geral podemos afirmar que a mulher ainda não “conhece” o seu corpo. As mulheres são aconselhadas a fazer a palpação da mama com alguma frequência e, caso notem alguma alteração, a procurar o mais rapidamente possível o seu médico de família”.

Apesar de mais sensibilizadas para a prevenção, ainda existe muito medo associado ao possível resultado positivo da mamografia. Ninguém quer saber que está doente mas, se detectado precocemente, as hipóteses de cura são cada vez maiores. O medo é o maior aliado do cancro e este rastreio pretende combater o panorama.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção