Visita a Palmela e a Península de SetúbalDelegação do Ministério da Agricultura da Polónia

Por Jornal Rostos
Uma Comitiva do Ministério da Agricultura da Polónia estará de visita à Península de Setúbal durante o dia 11 de Maio.
O convite surgiu por parte da Embaixada da Polónia, no sentido da delegação conhecer a forma como está a ser implementado o Subprograma 3 do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, nos territórios rurais portugueses.
Uma das regiões escolhidas foi a Península de Setúbal, onde a ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal é a entidade gestora.
Com vista à partilha de experiências e de boas práticas, a comitiva irá conhecer três exemplos de investimento ao abrigo do referido programa.
Os projectos a visitar pela Delegação polaca são: Centro de Dia e Pólo de Biblioteca da Gâmbia; Centro Ecoturístico da Herdade da Gâmbia e Igreja de Santo Isidro de Pegões.
Centro de Dia e Pólo de Biblioteca da Gâmbia
Centro de Dia e Pólo de Biblioteca da Gâmbia, uma parceria da Junta de Freguesia e da Associação de Solidariedade da Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, que teve como principal objectivo a criação de um equipamento social para a população idosa – Centro de Dia e um Pólo de Biblioteca que é utilizado pela população da freguesia como espaço de aprendizagem, leitura, actividades de formação, entre outros.
Centro Ecoturístico da Herdade da Gâmbia
Centro Ecoturístico da Herdade da Gâmbia, que visa o apoio em infraestruturas e equipamentos para a diversificação de actividades na exploração agrícola ligadas à observação de aves, interpretação ambiental, percursos pedestres, visita a áreas naturais e actividades pedagógicas.
Igreja de Santo Isidro de Pegões
Igreja de Santo Isidro de Pegões, um edifício de arquitectura única em forma de parabolóide hiperbólica, cuja construção remonta a meados do século passado, altura da instalação do Colonato de Pegões. O investimento pretende a recuperação do telhado e de parte do interior da igreja, preservando um monumento de interesse municipal.
Programa da Visita Delegação Polaca à Península de Setúbal
11 Maio 2011
10h00 Recepção na Junta de Freguesia da Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e apresentação da ADREPES, território, ELD e funcionamento.
12h00 Visita ao Centro de Dia e Pólo de Biblioteca – Parceria entre a Junta de Freguesia e a Associação de Solidariedade Social da Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra – Acção 3.2.2
13h00 Almoço na Herdade da Gâmbia
14h30 Visita ao Centro Ecoturístico da Herdade da Gâmbia – Acção 3.1.1
16h00 Visita à Igreja de Santo Isidro de Pegões – Acção 3.2.1
17h30 Término













