PalmelaEntrega de Prémios do XI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
Casa Ermelinda de Freitas recebeu 8 distinções.

Por Jornal Rostos
Uma tenda montada no pátio interior da magnífica Pousada do Castelo de Palmela foi o palco da entrega dos prémios que visam distinguir a excelência da produção vitivinícola da Península de Setúbal.
«O ano de 2010 será apesar de tudo recordado como um ano de boa memória para os vinhos da Península de Setúbal», referiu o Engenheiro Henrique Soares presidente Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, acrescentando «a Região voltou a passar várias fasquias importantes mais de 50% da produção da região que chega hoje ao mercado já o faz debaixo das Denominações de Origem Controlada Palmela, Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo e também com a nova indicação geográfica de vinho regional Península de Setúbal» sublinhou.
Segundo este responsável em 2010, apesar da conjuntura, atingiram-se picos de certificação em todas as categorias de vinhos da região que consolidou «o lugar no pódio das regiões vinícolas mais bem sucedidas no mercado nacional com um crescimento acumulado nos últimos dois anos que se cifra em 25%.». No campo das Exportações a região continua a crescer a dois dígitos naqueles que são os seus mercados de eleição o Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Suécia o Reino Unido e Angola.
Vinhos da Península de Setúbal têm pouca divulgação na região
Num misto de crítica e de alerta Henrique Soares referiu que todo este percurso tem sido possível apesar da pouca visibilidade que os vinhos da Península de Setúbal granjeiam justamente nos lugares mais improváveis ou seja: dentro da própria região «continuando a acontecer concursos de gastronomia onde os vinhos não têm lugar nem são devidamente considerados na avaliação final dos concorrentes» disse. Relativamente a boas práticas saudou a Câmara Municipal da Moita que realizou recentemente uma mostra de vinhos na sede do Concelho.
Os premiados
O Concurso, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com o patrocínio do Crédito Agrícola e o apoio da Câmara Municipal de Palmela, esteve a decorrer durante o mês de Maio, com o júri a deliberar sobre 87 vinhos de 23 empresas na categoria de vinhos Regional Península de Setúbal e DO Palmela, e 11 vinhos de 7 empresas na categoria DO Setúbal (Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo).
Para além das medalhas de Ouro e Prata, foram atribuídos os prémios oficiais ao Melhor Vinho Branco ao Lisa 2010 da Malo – Tojo Estates; ao Melhor Vinho Tinto para o Amo-te 2008 (reserva) também da Malo – Tojo Estates; ao Melhor Vinho Generoso – José Maria da Fonseca 20 anos, que viria também a ser premiado como o Melhor Vinho da Península de Setúbal.













