Campanha de Solidariedade com Joana no BarreiroForam efectuadas 238 recolhas

Por Jornal Rostos
A conclusão que se pode tirar destas acções é que os veículos de divulgação mais bem sucedidos são os Infantários e as Escolas Básicas do 1º e 2º ciclos, onde a Instituição colabora e as famílias são mais sensíveis ao facto duma criança precisar de ajuda. O Rostos Online também desempenhou um papel importante na recta final, com a divulgação no seu site na véspera da iniciativa.
Apesar das expectativas serem altas, a participação no Barreiro ficou aquém do que se esperava, tendo-se conseguido fazer 238 recolhas. Quanto maior for a participação, maior é a probabilidade de se encontrar um dador de medula compatível. Mas qualquer que seja o contributo, ele é importante e a Joana agradece a cada uma dessas pessoas.
O investimento na divulgação foi muito grande, com cerca de 8.000 folhetos distribuídos, um grande número de folhas afixadas em locais públicos e a difusão na rede social. A rede social é enganadora e já se tinha tido essa experiência noutros locais. As pessoas aderem à causa pela internet, para a acção no Barreiro estavam convidadas 7000 pessoas, tendo 500 confirmado a sua presença através do facebook. Todavia, todas as pessoas que foram questionadas tinham vindo através da divulgação feita nos infantários ou por contacto directo com amigos ou conhecidos.
Por vezes existe falta de solidariedade na nossa sociedade, e mesmo quando as consciências despertam para uma causa, depois falta mobilização e participação efectiva. No fundo, a materialização dessa solidariedade é o mais importante. Apesar de tudo, vale sempre a pena lutar por causas como esta. A motivação deste grupo informal de pessoas foi ajudar "esta Joana”, mas estas recolhas poderão salvar “outra Joana" em qualquer parte do mundo.
As acções que foram desenvolvidas para ajudar a Joana tiveram os seguintes resultados:
26 Fevereiro - Setúbal – 489 pessoas
27 Março - Évora – 270 pessoas
3 Abril - Montemor – 320 pessoas
1 Maio - Vendas Novas – 220 pessoas
21 Maio - Barreiro – 238 pessoas
Resta a este grupo de amigos da Joana congratular-se pelo enriquecimento da Base de Dados Portuguesa que com estas acções cresceu significativamente e poderá assim ajudar muitas pessoas.
A Joana está neste momento a aguardar melhores condições de saúde para poder receber as células (de um cordão) que chegarão a Portugal dia 8 de Junho.
Pede-se a Deus que resista e que o transplante se efectue com sucesso.













