Juntas de Freguesia de Santiago do CacémPromoveram colónia de férias para crianças das quatro freguesias
“É a prova de que unidos podemos proporcionar momentos de lazer e conhecimento a estas crianças que passam as férias sem ocupação, de uma forma que acarreta poucos custos para as juntas de freguesia”, disse Rui Madeira, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.

Por Jornal Rostos
A iniciativa denominada “Tipo Koolónia” foi realizada em conjunto pelas Juntas de Freguesia de Alvalade, Cercal do Alentejo, Santo André e Santiago do Cacém com o objectivo de proporcionar novas experiências e intercâmbio entre os jovens destas quatro freguesias do Município de Santiago do Cacém.
O balanço feito é bastante positivo, sendo que no próximo ano, estas quatro juntas do concelho pretendem realizar novamente a iniciativa, tentando alargar o prazo e o número de participantes.
Vítor Barata, presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Cacém realça que estes “jovens que durante as férias “nada” fazem, passaram quatro dias cheios de actividades que habitualmente não têm oportunidade de desenvolver”.
Também Sérgio Santiago, o presidente da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, faz um balanço muito positivo. “Esperamos para o ano repetir a experiencia, se houver condições, os miúdos adoraram e não vão esquecer tão depressa estes quatro dias”.
As crianças e jovens tiveram oportunidade de efectuar em Alvalade uma Prova de Orientação no Centro Histórico, participaram num Workshop de bebidas não alcoólicas, fizeram canoagem na barragem da Daroeira e visitaram um parque aquático.
Em Santiago visitaram o Centro Histórico, participaram num workshop de pintura e puderam fazer paintball. As actividades terminaram na sexta-feira, dia 29 de Julho com uma ida à praia da Lagoa de Santo André e à tarde participaram em corridas de Karts.
Jaime Cáceres, o presidente da Junta de Freguesia de Santo André congratula-se com a iniciativa. “Os miúdos adoraram e se tivermos condições podemos voltar a repetir a iniciativa em outros períodos de férias escolares”, disse o autarca.
Esta actividade das juntas decorreu em parceria com a Associação Intervir.Com, no âmbito das Comissões Sociais de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
Uma das problemáticas identificadas nos diagnósticos sociais destas freguesias relaciona-se com a necessidade de ocupação dos tempos livres dos jovens em período de férias escolares.
Foram seleccionados jovens com carências aos mais variados níveis, que habitualmente, não têm acesso a este tipo de experiências.













