Saltar para o conteúdo
Moldura

ESCOLA DE FADO DE CORROIOS NO SEIXAL«Silêncio que se vai cantar o Fado»

“Silêncio que se vai cantar o fado” é já a expressão dos alunos da mais recente Escola de Fado, sediada na Casa do Povo de Corroios. Um projeto muito recente que já conta com todos os condimentos para ser uma escola de referência para o fado, na Freguesia de Corroios.

5 min de leitura

Por Jornal Rostos

Nestas aulas serão lançadas todas as bases aos alunos para criação do seu próprio estilo. Pretende-se que os alunos tenham em comum o gosto pelo fado e um estudo de aprendizagem afincada, para que se aprenda a cantar com alma. Os mestres ensinam acima de tudo a colocação da voz e a respiração a fim de as palavras serem pronunciadas no tempo certo e com entoação própria. Nesta escola também existe a possibilidade de se aprender a tocar um instrumento de fado, que já conta com a inscrição de um aluno.

MENTORA DO PROJECTO

Fátima Vilarinho foi a impulsionadora desta escola de fado, uma vez que a procura era persistente. Disse ao nosso jornal que “Este projeto tem vindo a crescer. Começou com apenas quatro alunos e hoje, passado dois meses, tem cerca de uma dúzia, o que é muito bom.” A mentora acrescentou ainda que “o facto da escola ter a preciosa colaboração dos dois mestres da guitarra e da viola, que aceitaram fazer parte desta iniciativa, faz com que as pessoas apreciem a qualidade”.

ALUNOS

A Maria Passarinho de apenas 9 anos é a aluna mais nova. Disse que quando começou a ouvir pessoas a cantar fado nasceu dentro dela uma grande vontade e a partir do momento que experimentou, gostou ainda mais e afirmou “quero ser fadista profissional”. Com o gosto pelo fado dentro dela diz que já aprendeu muita coisa boa na escola “os músicos ensinam-me a respirar e acho que estou a aprender muito, até me indicam os fados adequados à minha idade”. Esta pequena grande voz tem como sua referência, deste género musical, Mariza e Ana Moura entre outras vozes de destaque do Fado. Agradeceu à mentora da escola, pois proporcionou-lhe a inscrição no Concurso de Fado da TVI a qual fez a sua melhor prestação e deixou a seguinte mensagem “que as pessoas se entusiasmem e que gostem sempre do fado”.
A aluna Milai diz que cantarolava por casa e desde muito cedo o “bichinho” já morava dentro de si. Começou a cantar mais a sério há cerca de seis anos e inscreveu-se nesta escola de fado para se aperfeiçoar, pois tem muita técnica para aprender. “Sentia essa falta e aqui aprendo a respirar e a colocar as palavras certas no timbre certo. O facto de ser aluna desta escola também me proporciona cantar mais vezes. Quero continuar com estas aulas e recomendar, pois aqui aprende-se! No pouco tempo que aqui estou faz-me sentir mais segura. A minha referência do fado é sem dúvida a Amália” foram as palavras da fadista amadora que se quer profissionalizar um pouco mais.

OS MESTRES DA GUITARRA E VIOLA

Carlos Fonseca, viola, diz que está no fado há 23 anos e é a primeira vez que se deixou enveredar num projeto desta natureza. Para dar a conhecer a sua envolvência com a escola comentou “aceitei este desafio, o qual está a ser bastante positivo. A escola tem alunos de várias faixas etárias, uns com pouca e outros com mais experiência, no entanto cada um apresenta as suas dificuldades e é aí que queremos intervir. Estamos a criar laços de amizade e uma proximidade que faz com que o ambiente seja familiar, no entanto, se este projeto crescer da forma acelerada como tem crescido, teremos que ter mais um dia de aulas a fim de haver momentos de atenção para todos sem exceção”.
Sérgio Costa, guitarra portuguesa, diz ser uma excelente aposta e com muita credibilidade, pois “é uma forma de estimular o fado na margem sul com dignidade. Aqui não se pretende despejar fado, mas sim ensinar a aperfeiçoar as entradas, ensinar a ter ritmo nas palavras, a colocar a voz com entoação e todas as técnicas necessárias”. Diz que o sucesso dos artistas portugueses da nova geração são exemplos de referência para os mais novos, o que faz o aparecimento de gente muito jovem a cantar fado.

TARDES DE FADO, BAR DA CASA DO POVO CORROIOS

Pretende-se que uma a duas vezes por mês se realizem tardes de fado para que os alunos possam pôr em prática o que aprendem nas aulas, e poderem ter a experiência da presença do público. Desta forma consegue-se promover e divulgar este género musical que é o Fado, e que tão recentemente se tornou Património Imaterial da Humanidade.
As inscrições encontram-se abertas para todas as idades. Os dias de ensaio são às terças-feiras das 21h00 às 24h00h www.cpcorroios.com - cpcorroios@netvisao.pt

Ana Cristina Videira

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção