Comunidade piscatória da Barra-a-Barra no Barreiro e MoitaVai ter um espaço que permite dar condições de trabalho aos Pescadores
«Foi consensualmente decidido autorizar a utilização de um espaço na Barra-a-Barra, estabelecendo um protocolo com base num estudo a ser elaborado pelo Sindicato, com o apoio da APL, o aval da Câmara e aprovação da “Baia do Tejo”» - é sublinhado.

Por Jornal Rostos
SINDICATO DOS TRABALHADORES DA PESCA DO SUL
CONSEGUE ACORDO PARA MELHORAMENTOS PARA OS PESCADORES DA BARRA-A-BARRA
Após quase dois anos de reuniões com a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, as Câmaras Municipais da Moita e Barreiro, com a Administração do Porto de Lisboa e a Sociedade “Baia do Tejo”, no passado dia 4 de Julho, o Sindicato alcançou um acordo, uma pequena vitória que permitirá avançar rumo aos melhoramentos tão necessários das condições de trabalho dos profissionais da Pesca na Barra-a-Barra.
Nesta reunião que o Sindicato promoveu, sentando à mesma mesa a Sociedade “ Baia do Tejo, proprietária dos terrenos em causa, a APL que detem a jurisdição territorial e a Câmara Municipal do Barreiro que gere o território municipal, foi consensualmente decidido autorizar a utilização de um espaço na Barra-a-Barra, estabelecendo um protocolo com base num estudo a ser elaborado pelo Sindicato, com o apoio da APL, o aval da Câmara e aprovação da “Baia do Tejo”.
Este acordo agora alcançado constitui uma pequena vitória da comunidade piscatória da Barra-a-Barra (Lavradio) que prova que vale a pena lutar. Urge agora dar forma e concretizar este projecto de intenções, passando das palavras aos actos.
Sendo fundamental ouvir e envolver todos os Pescadores que exercem a sua actividade na Barra-a-Barra, fazendo um levantamento das necessidades prementes para dar condições de trabalho a este local para a Pesca, o Sindicato promoverá em breve um Plenário com todos os profissionais da pesca com a presença da APL e da Câmara Municipal do Barreiro.
Está agora nas vossas mãos e ao alcançe da comunidade piscatória da Barra-a-Barra uma oportunidade única, unindo a classe e fazendo ouvir as nossas opiniões, a nossa voz.
CONTAMOS CONTIGO!
ESPERAMOS A TUA OPINIÃO E A TUA PRESENÇA QUANDO O SINDICATO MARCAR O PLENÁRIO!
Lavradio, 6 de Julho de 2012
A Direcção do S.T.P.Sul













