DIA DA MARINHA 2013 É NO BARREIROUma centena de barreirenses visita Base Naval do Alfeite
Neste sentido, cerca de uma centena de barreirenses visitou hoje a Base Naval do Alfeite.

Por Jornal Rostos
O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio, desde 1998, em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama (c.1469-1524). Trata-se do dia em que a sua pioneira armada, que pela primeira vez na história ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, chegou a Calecute, na Índia, em 1498. Este ano, é o Concelho do Barreiro que acolhe as comemorações do Dia da Marinha, com o objetivo de estreitar os laços entre a população e a sua Marinha, através de uma agenda que integra diversos eventos.
Neste sentido, cerca de uma centena de barreirenses visitou hoje a Base Naval do Alfeite. Numa organização da Divisão de Intervenção Social, da Câmara Municipal do Barreiro, participaram nesta visita a navios alunos da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro, alunos das classes de ginástica do programa ‘Mexe com a Idade’, e seniores da Associação de Reformados do Barreiro e Associação de Reformados de Santo André. Durante a manhã, foi visitada a Fragata Vasco da Gama (NRP Vasco da Gama) e após o almoço, realizado numa zona de merendas, seguiu-se a visita à Sagres (NRP Sagres).
Na comitiva, e pela forma alegre como enfrentou os desafios deste dia, ganhou destaque a presença da jovem Cármen da Luz Lopes Espírito Santo, de 94 anos.
Refira-se que as comemorações, este ano centradas na cidade do Barreiro, decorrem até 26 de maio e incluem diferentes atividades de cariz militar, cultural, religioso e desportivo. Em estreita colaboração com Câmara Municipal do Barreiro, a Marinha, está a promover diversos eventos, destacando-se o dia 26 de maio:
Atividades a decorrer no Barreiro
Até 01 de junho:
•Exposição de Atividades da Marinha | Auditório Municipal Augusto Cabrita
Até 26 de maio:
•Atividades Complementares ao ar livre (batismos de mergulho, torre de escalada e outras atividades) | Parque da Cidade
Até 25 de maio:
•Batismos de mar em Lanchas de Anfíbias | Praia na Rua de Maputo
Dia 24 de maio – 22h00:
•Concerto ao ar livre da Banda da Armada | Largo do Mercado Municipal 1º de maio
Dia 25 de maio – 09h00:
•Passeio Pedestre "Descobrindo o Barreiro" e Iniciação à Orientação | Parque da Cidade
Nota: Para participar no Passeio Pedestre poderá fazer uma inscrição prévia através do endereço eletrónico: cefa.secretaria@marinha.pt
Informações através do telefone: 21 190 96 22
Fonte - CMB













