Barreiro Toastmasters«O que se procura no Toastmasters é desenvolver a capacidade de comunicar e de liderar»
«As pessoas aderem porque percebem que não se trata de vendas, não se trata de comprar produtos, mas sim, apenas e só, treinar e desenvolver as suas competências de comunicação e liderança.» - refere Jorge Dias, presidente do clube do barreiro.

Por Jornal Rostos
O Barreiro Toastmasters Club está alinhado com a restante comunidade Toastmasters em todo o mundo. São mais de 13.500 clubes, em 116 países, num total de mais de 280.000 membros.
«O que se procura no Toastmasters é desenvolver a capacidade de comunicar e de liderar, por isso os membros têm a oportunidade de fazer discursos de 4 a 7 minutos sobre o tema que quiserem, bem como desempenhar funções de liderança, desde dar feedback aos oradores até ao ajudar na organização das sessões.» - sublinha Jorge Dias.
No acto da inscrição, apenas 15 euros, cada membro recebe dois manuais em formato magazine (um de comunicação e outro de liderança), com os projectos que devem cumprir. «Ao longo desse trajecto, o acento tónico é o reconhecimento, pelo que a organização premeia o alcance das etapas com diplomas que podem e devem ser incluídos no currículo profissional de cada membro.» Tudo se faz ao ritmo de cada pessoa e a presença nas sessões não é obrigatória, mas sim conveniente. O que deixa espaço de manobra para que não haja grandes interferências na vida particular das pessoas.
«Pertencer ao clube é fazer formação e ao mesmo tempo dar apoio, uma espécie de equipa de coaching, que opera num ambiente amigável, de suporte. A motivação e a inspiração estão sempre presentes. A ética, a honestidade, a integridade e o respeito são os valores mais altos do conceito Toastmasters.» - salienta o presidente do clube do barreiro.
Uma vez membro Toastmaster, membro de todos os clubes do mundo. Sem qualquer custo, as pessoas podem frequentar todos os clubes em Portugal e no estrangeiro para assistir, fazer discursos ou desempenhar funções. «Pertencer ao Barreiro Toastmasters Club é pertencer à comunidade mundial e ter as competências reconhecidas no mercado».
Agora na Margem Sul contamos já com os clubes de Setúbal, do Montijo, de Almada e o mais recente, o do Barreiro. Todos com página de facebook.
Assistir é grátis, pode fazê-lo quantas vezes se quiser, sem compromisso. «Assistir é o primeiro passo do "fazer algo", o segundo é "passar à acção" e vencer o receio, a vergonha, a insegurança. É ganhar competências valiosas para o mercado, especialmente no momento que atravessamos.»













