Com o projeto Deficiência & Democracia .APPACDM de Setúbal vence «Prémio Criar para Inovar 2021»

Por Jornal Rostos
Após apreciação dos projetos apresentados, o júri constituído por Álvaro Laborinho Lúcio (Presidente), Carlos Fiolhais, Paula Campos Pinto, José Manuel Pureza e Idália Serrão, realçou a qualidade de todas as propostas decidindo, por unanimidade, atribuir o Prémio ao Projeto "DEFICIÊNCIA & DEMOCRACIA", apresentado pela APPACDM de Setúbal.
Decidiu ainda, por unanimidade, atribuir duas Menções Honrosas aos Projetos “CriArte” e “SMARTS – Supporting Me About Rights To Sexuality (Apoiar-me no Meu Direito à Sexualidade)”, da APPACDM de Viana do Castelo e ARCIL, respetivamente.
Na segunda edição do DEFICIÊNCIA & DEMOCRACIA, a APPACDM de Setúbal, em parceria com a Experimentáculo Associação Cultural, entrevistou todos os candidatos e candidatas à autarquia local e disponibilizou informação útil a utentes, funcionários/as e famílias.
Este, foi um dos projetos escolhidos pela Comissão Nacional de Eleições no âmbito do concurso para atribuição de apoios económicos, que pretende incrementar a participação nas eleições para os órgãos das autarquias locais.
Agora, com reconhecimento reforçado, a APPACDM de Setúbal volta a apelar ao voto esclarecido das pessoas com deficiência.
Nesta terceira edição do projeto DEFICIÊNCIA & DEMOCRACIA, a APPACDM de Setúbal, chama, mais uma vez, à atenção para este tópico e procura sensibilizar todos os cidadãos e cidadãs para a importância do voto, dando especial enfoque ao direito de voto da pessoa com deficiência intelectual e aos tabus e dúvidas que existem sobre esta temática.
Porque é tão importante este projeto?
Nas últimas eleições Europeias, cerca de 32 por cento das pessoas com deficiência não votaram, de acordo com o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência estabelece, no artigo 29º, que os Estados devem garantir “às pessoas com deficiência e incapacidades os direitos políticos (...), incluindo o direito e oportunidade de votarem e serem eleitas”, além de proteger o direito destas pessoas ao voto “facilitando o recurso a tecnologias de apoio e às novas tecnologias sempre que se justificar”.
Com o Deficiência & Democracia, a APPACDM de Setúbal, pretende incentivar e inspirar as pessoas com deficiência ou incapacidades a votar de forma informada e a conhecerem os seus direitos.













