Saltar para o conteúdo
Movimentos

BARREIRO - Sociedade Democrática União Barreirense «Os Franceses»Assinala hoje dia 4 de agosto o seu 155º aniversário

Celebra hoje, dia 4 de agosto, os 155 anos de vida a SDUB - Sociedade Democrática União Barreirense «Os Franceses», aquela que pode considerar-se a colectividade mais antiga da extinta freguesia do Barreiro e do território que integra a área urbana da cidade do Barreiro.

2 min de leitura
BARREIRO - Sociedade Democrática União Barreirense «Os Franceses» Assinala hoje dia 4 de agosto o seu 155º aniversário

Por Jornal Rostos

A primeira colectividade do concelho do Barreiro foi a Sociedade Filarmónica Barreirense, fundada em 1848.
Esta filarmónica no ano de 1870, sofreu uma cisão que deu origem a duas novas colectividades - a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, cujos membros eram politicamente identificados com o Partido Progressista, e, também à Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”, cujos membros eram politicamente ligados ao Partido Regenerador.

Os membros da SDUB «Os Franceses» estavam estreitamente ligados aos regeneradores que, em 4 de Outubro de 1910, ocuparam os Paços do Concelho, anunciando a implantação da República.
A banda da SDUB «Os Franceses« acompanhou, em Lisboa, o funeral do Presidente da República, António José de Almeida.

A SDUB “Os Franceses” que assinala este ano o seu 150º aniversário, no dia 4 de Agosto, tem o estatuto de utilidade pública e é uma IPSS. Desenvolve actividades recreativas, educativas, de acção social e culturais.
É proprietária do colégio “O Início”. Tem as respostas de creche, jardim de infância, CATL e 1.ºciclo, dos 4 meses aos 10 anos. Apoia ainda famílias da comunidade, mais desfavorecidas, com refeições diárias.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção