Saltar para o conteúdo
Movimentos

No Barreiro - Regina Janeiro sublinhaMais que fazer Campeões o importante é a promover a Formação

. Associações deviam exigir redução do IVA

“A Câmara Municipal do Barreiro investe anualmente cerca de um milhão de euros no apoio ao desenvolvimento do desporto e do associativismo.” – sublinhou Regina Janeiro.
Por outro lado, acrescentou que – “O surgimento de campeões pode ser um resultado mas não é um objectivo. O objectivo é a formação e a promoção da prática desportiva” – referiu.

4 min de leitura
No Barreiro - Regina Janeiro sublinha Mais que fazer Campeões o importante é a promover a Formação

Por Jornal Rostos

No âmbito do programa das comemorações do 139º aniversário da SFAL – Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense, realizou-se uma “Conversa à Mesa do Café” sendo convidada Regina Janeiro, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pelo Pelouros da Cultura, Desporto e Associativismo.

Diálogo autarquia e associações

O tema da conversa foi “A importância do associativismo no desenvolvimento da cidadania”.
Regina Janeiro, referiu que o concelho do Barreiro deve ser um daqueles no país, com maior número de associações, que vão desde a colectividade que “vende o copo, mas desempenha um importante contributo no desenvolvimento da coesão social”, até associações de outra dimensão, nomeadamente, que agem em diversas áreas desde o desporto a actividades culturais e recreativas.
Regina Janeiro, sublinhou que defende a existência de relações transparentes entre as associações e a Câmara Municipal do Barreiro, sublinhando que entre os eleitos na autarquia e os dirigentes associativos, deve existir um constante debate e diálogo na procura de caminhos para, em conjunto, todos contribuírem para a “construção de um Barreiro melhor”.

A importância do conflito de gerações

Regina Janeiro, salientou, no período de debate que animou, esta conversa informal sobre a importância do associativismo, que “é fundamental que haja conflito de gerações”, recordando que, “não é fácil nos dias de hoje que os jovens e mesmo outras pessoas corram para viver o associativismo”, os jovens porque procuram outros espaços, os mais adultos, sublinhou – “a grande maioria dos residentes no Barreiro actualmente exerce a sua actividade profissional fora do Barreiro”, como pode depois ter tempo para se dedicar ao associativismo.
No entanto, Regina Janeiro, salientou que é fundamental que as associações “responsabilizem as novas gerações”, porque “acreditar nos jovens é uma mais valia para a vida associativa”, tanto mais que “a rotatividade de dirigentes permite integrar os jovens”.

Enriquecer a vida da Cidade

Regina Janeiro, referiu que aqueles que vivem a vida associativa, fazem-no porque têm uma compensação, porque há muitas formas de ter compensações, e, destacou com a maior compensação daqueles que se dedicam ao associativismo, é “sentir o retorno do resultado das actividades que são promovidas, é sentir que se contribui para enriquecer a vida da cidade, é sentir o prazer de viver as actividades”.

Associações deviam exigir redução do IVA

Sobre o apoio a colectividades, Regina Janeiro, salientou que num universo de cerca de 180 associações que existem no concelho do Barreiro, “são muitas as colectividades que funcionam com regularidade e nem sequer pedem qualquer tipo de apoio à Câmara”.
Mas, recordou que as colectividades deviam criar movimentos de opinião no sentido de reivindicarem do Poder Central a aplicação de taxas de IVA diferenciadas e a isenção de alguns custos, assim como o pagamento de energia eléctrica a um preço mais baixo.
“Por vezes as associações com as despesas que pagam, ao nível desportivo, na inscrição de atletas e pagamento de policiamentos, estão a contribuir indirectamente para subsidiar despesas das Federações, que deveriam ser suportadas pelo apoio do Poder Central” – salientou Regina Janeiro.

Mais que fazer Campeões o importante é a promover a Formação

“A Câmara Municipal do Barreiro investe anualmente cerca de um milhão de euros no apoio ao desenvolvimento do desporto e do associativismo.” – sublinhou Regina Janeiro.
Por outro lado, acrescentou que – “Tenho orgulho que no Barreiro haja campeões nacionais, mas, para mim, o mais importante não é que haja campeões, o mais importante é que haja Escolas de Formação, dar o apoio à formação. O surgimento de campeões pode ser um resultado mas não é um objectivo. O objectivo é a formação e a promoção da prática desportiva” – referiu a Vereadora Regina.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção