Samba de SesimbraBota no Rego na luta pelo I.º Troféu Nacional de Samba
A iniciativa, da Associação do Carnaval de Estarreja, realiza-se a 24 de Maio, a partir das 21h30, no Centro da Cidade de Estarreja.

Por Jornal Rostos
O objectivo é congregar na cidade o melhor samba do país, com um campeonato de “Liga de Campeões”. Cinco dos maiores carnavais de Portugal, que contemplam samba no seu desfile, vão mostrar o que valem durante 30 minutos.
O critério de selecção passou pelos primeiros classificados de cada Carnaval e, “onde não havia classificação, optámos por convidar os que mais qualidades apresentaram este ano, embora saibamos que definir a qualidade é sempre ambíguo”, explicou a ACE. Para além disso, outro dos objectivos do 1º Troféu Nacional de Samba passa por trazer as pessoas de outros Carnavais a conhecer Estarreja, proporcionar o convívio, bem como troca de experiências. “Acima de tudo o mais importante é o convívio”, garante a organização.
Mas os prémios são aliciantes. O primeiro classificado recebe um prémio monetário de dois mil euros, o segundo lugar mil euros e os restantes recebem um prémio de participação de 500 euros.
No final, por volta das 24 horas, haverá uma actuação do Grupo de Pagode “Toque social” (banda do guarda-redes do Futebol Clube do Porto, Helton). A lotação máxima é de cinco mil pessoas e o bilhete de entrada tem um custo de quatro euros ou três euros (no caso da bancada).
O 1º Troféu Nacional de Samba é organizado pela ACE e pela Destac – Desenvolvimento para o Centro Urbano de Estarreja – com o apoio da Câmara Municipal. A iniciativa está agendada para as 21.30 horas, na Praça Francisco Barbosa.













