Marchas Populares em SetúbalAutarquia investiu 170 mil euros nas Marchas Populares
A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, afirmou hoje, em conferência de imprensa de apresentação das Marchas Populares de Setúbal, que, este ano, “vamos ter um espectáculo ainda de maior qualidade”.
A autarca, que falava aos jornalistas na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, explicou que o juízo sobre a edição deste ano no comparativo com as anteriores se baseia nas informações transmitidas pelas visitas do júri aos preparativos das dez colectividades participantes.

Por Jornal Rostos
Os jurados, acompanhados de técnicos municipais, fazem hoje à noite a última observação a três colectividades para uma avaliação pormenorizada, um modelo adoptado desde 2006 destinado a fazer uma “avaliação mais justa que a distância nos desfiles não permite”, salientou Maria das Dores Meira.
As visitas às colectividades, nas outras edições, têm sido acompanhadas por jornalistas, mas este ano as colectividades vetaram essa possibilidade, justificando com o secretismo nos preparativos, como explicou, na conferência de imprensa, Acácio Guerreiro, do Rancho Folclórico das Praias do Sado, a marcha vencedora em 2007.
As visitas do júri às colectividades foram antecedidas de uma reunião prévia com os jurados para “definição de critérios de avaliação”, acrescentou Maria das Dores Meira, salientando que os jurados são todos de fora de Setúbal, decisão que pretendeu afastar qualquer sombra de suspeita sobre favorecimentos ou preferências em relação a uns participantes em detrimento de outros.
Maria das Dores Meira destacou as alterações do regulamento, nomeadamente sobre a avaliação da letra e música, que passam de um a dois prémios distintos, a integração de um novo jurado para apreciar globalmente cada marcha e o facto de todas as colectividades terem que apresentar, no final, os recibos das despesas referentes à totalidade do subsídio atribuído – 14.500 euros para cada. A autarca explicou que a não entrega dos comprovativos impede a participação na edição seguinte.
No total, a Autarquia investiu 170 mil euros nas Marchas Populares de Setúbal de 2008, que têm os patrocínios da CNE – Cimentos Nacionais e Estrangeiros, Limpersado e Europrol.
Ivone Dias, a “madrinha das madrinhas”, entoa a Grande Marcha “Setúbal salta a fogueira”, com letra de Bruno Frazão e música de Artur Jordão.
As Marchas Populares saem à rua no dia 14, a partir das 22h00, para o desfile de apresentação, na Avenida Luísa Todi. A artéria enche-se de cor, de balões, de mais de cem arcos e com a alegria oferecida por cerca de 500 marchantes das dez colectividades participantes.
A marcha do Grupo Desportivo “O Independente” é a primeira a desfilar, seguindo-se as da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense e a estreante União Desportiva e Recreativa das Pontes, e a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.
Seguem-se a Associação VIII Exército VFC, que também se estreia nestas lides, o Grupo Desportivo “Os Amarelos”, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, o Clube Recreativo Palhavã, o Grupo Desportivo da Fonte Nova e o Rancho Folclórico das Praias do Sado.
Já em fase de competição, nos dias 20 e 21, a partir das 21h30, na Praça de Touros Carlos Relvas, os marchantes dão o melhor na luta por um lugar no pódio. Coreografia, cenografia, figurino, letra, música e madrinha estão sob a escuta e o olhar atentos do júri, composto por Eduardo Marques (presidente), maestro António Juvandes, Mário Guerra, Paulo Valente, Carlos Matos, Sónia Tavares e Carlos Alberto Consiglieri.
Os vencedores são conhecidos no dia 28, numa cerimónia que começa às 22h00, no Estádio do Bonfim, com um desfile final, em que participa também, como marcha convidada, a APPACDM de Setúbal.













